”100 dias de Governo: Planejamento Físico e Orçamentário da Gestão Municipal” é tema de transmissão ao vivo do Desenvolvimento Regional

Secretaria de Desenvolvimento Regional

Debate nesta quarta-feira (27)  visa fornecer estratégias para execução de políticas públicas municipais

A Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), em parceria com a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), realiza nesta quarta-feira (27) a transmissão ao vivo (talkshow) “100 dias de Governo: Planejamento Físico e Orçamentário da gestão municipal”, com conteúdo voltado aos gestores públicos municipais do Estado de São Paulo.

O debate acontece no canal da FESPSP na plataforma do Youtube e tem como objetivo fornecer estratégias para execução de políticas públicas municipais. Visa também ajudar os gestores no período crítico de pandemia por meio de trocas de experiências entre analistas, especialistas e participantes.

Tópicos em destaque no evento incluem os primeiros 100 dias de governo e orientações para obter informações da situação municipal. Organização técnica e financeira da nova gestão municipal para manter o combate à pandemia, as regras fiscais do ano de 2021 e a importância de desenvolver o planejamento estratégico e orçamentário do governo municipal em seu período inicial também foram objeto de discussão.

Na prática, o evento almeja orientar o desenvolvimento do trabalho dos novos gestores, por meio de informações que facilitam a organização, gestão de recursos financeiros e planejamento de ações de governo para os primeiros três meses e meio de gestão municipal.

O Secretário Marco Vinholi destaca que “esta é uma boa oportunidade de os novos gestores municipais travarem contato com informações relevantes para estruturarem o início de seu trabalho e planejarem o futuro”. 

Segundo Fernando Montoro, coordenador do evento, “muitos gestores que assumem as prefeituras necessitam de orientação quanto ao funcionamento da máquina pública, as suas peculiaridades, para que possam desenvolver um bom trabalho. O debate servirá para orientar prefeitos e demais gestores”, afirma Montoro.

Com previsão de duração de cerca de 1h30, o talkshow terá três blocos. No primeiro, o tema será “As primeiras medidas e decisões”; no segundo, “A situação fiscal – organizando as informações para o planejamento e orçamento”; e no terceiro e último bloco, a abordagem será em torno do “Mapeamento dos Planos existentes na esfera municipal e regional”.

Participam do debate os professores Luiz Felipe Ambrozio, economista, que foi Secretário Adjunto de Finanças em Osasco e Diretor de Contabilidade em São Bernardo do Campo; Bruno Mancini, secretário de Planejamento do Município de Osasco; Silvia Ferreira Mac Dowell, Administradora Pública; e Fernando Montoro, assessor de gabinete e responsável pela área de capacitação da SDR.

Tags: , ,

PROGRAMAÇÃO – 1º SEMINÁRIO DE GESTÃO PÚBLICA

8h: Recepção – Credenciamento

9h: Abertura oficial – Vídeo ações do Governo de São
Paulo

9h10: BLOCO 1 – Desafios da Gestão Pública

• Marco Vinholi – Governo Municipalista;
• Henrique Meirelles – Economia e Finanças Públicas;

10h10: BLOCO 1 – Falas – Prefeitos e Parlamentares


10h40: BLOCO 2 – Soluções e inovações da
Gestão Pública

• Rodrigo Garcia – Diretrizes do Novo Governo;
• João Doria – Gestão Pública e Inovação Digital;

12h: BLOCO 2 – Anúncio – Liberação de recursos – Assinatura de
Autorizo Digital.

T