Governo do Estado já se reuniu com mais de 1/3 dos municípios do Estado

Secretaria de Desenvolvimento Regional

Publicado em e atualizado em 15/05/2019

Secretário Marco Vinholi confirma dois pacotes de assinaturas de convênios e seminário da nova cartilha para convênios com 645 municípios

A Secretaria de Desenvolvimento Regional é a porta de entrada para que os municípios, através de seus prefeitos e representantes, apresentem suas necessidades e discutam com o Governo do Estado a possibilidade de obter recursos e formalizar convênios. Entre alguns atendimentos, nesta sexta feira (15), foi à vez da cidade de Cruzeiro.

O Prefeito Thales Gabriel Fonseca e o Assessor de Políticas Públicas, Khaled Penna Valle, dialogaram com o Subsecretário Ricardo Pinheiro, de Relacionamento com os Municípios e ouviu as principais necessidades da cidade, conhecida como capital do Fundo do Vale.

Para Pinheiro, as reuniões são boas e o diálogo segue requisitos de transparência e mostra o Estado receptivo às demandas dos municípios. “O Prefeito Thales passou-me suas necessidades em convênios e investimentos em Saúde. Nossa missão é dar posicionamento o mais breve possível e o direcionamento correto”, explica o Subsecretário.

As demandas são inseridas em um sistema, algumas seguem para as Secretarias competentes, que possuem prazo para manifestação e os municípios recebem orientações previas de como funcionarão as soluções compartilhadas.

“Estamos compilando os dados e atendimentos, absorvendo as necessidades e aplicaremos uma regra bem definida. No mês de março, divulgaremos todos os critérios e os 645 municípios terão isso bem claro. Por hora, certamente já recebemos mais da metade dos munícipios do estado e temos seguido as orientações do Governador João Doria de responder dentro de 30 dias. Promoveremos neste ano, dois grandes pacotes de assinaturas de convênios e teremos um grande seminário reunindo todos os Prefeitos”, explica o Secretário Marco Vinholi.

A Secretaria tem a premissa de modernizar as relações com os municípios, agilizar o repasse de recursos e preservar a relação cidade-estado. Sua atuação segue requisitos técnicos e planos de trabalho definidos, agindo com responsabilidade orçamentária e transparência. Em breve os municípios poderão fazer esse trâmite de maneira online, evitando deslocamentos e desgastes.

Com a criação da Pasta no início deste ano, o Secretário Marco Vinholi, tem promovido uma série de reuniões e encontros com municípios. No Palácio dos Bandeirantes, os atendimentos têm sido divididos entre o próprio Secretário, o Secretário Adjunto, Rubens Cury e pelo Subsecretário Ricardo Pinheiro.

PROGRAMAÇÃO – 1º SEMINÁRIO DE GESTÃO PÚBLICA

8h: Recepção – Credenciamento

9h: Abertura oficial – Vídeo ações do Governo de São
Paulo

9h10: BLOCO 1 – Desafios da Gestão Pública

• Marco Vinholi – Governo Municipalista;
• Henrique Meirelles – Economia e Finanças Públicas;

10h10: BLOCO 1 – Falas – Prefeitos e Parlamentares


10h40: BLOCO 2 – Soluções e inovações da
Gestão Pública

• Rodrigo Garcia – Diretrizes do Novo Governo;
• João Doria – Gestão Pública e Inovação Digital;

12h: BLOCO 2 – Anúncio – Liberação de recursos – Assinatura de
Autorizo Digital.

T