Postos de atendimento unificados do Governo do Estado começam a se tornar realidade

Secretaria de Desenvolvimento Regional

Publicado em e atualizado em 15/05/2019

Os Centros de Serviços Unificados, com agilidade e qualidade de atendimento Poupatempo, serão implementados nas 15 regiões administrativas do Estado

Na manhã desta quinta-feira (21), a Secretaria de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado reuniu profissionais de atendimento ao cidadão, em Bauru, para dialogar sobre a implantação dos centros de serviços unificados, que oferecerão agilidade e qualidade de atendimento. As unidades funcionarão nas 15 regiões administrativas de São Paulo, com padrão de serviços Poupatempo. O Secretário Adjunto, Rubens Emil Cury comandou o encontro. A Prodesp, empresa de informática do Estado, desenvolverá a operacionalização de atendimento, sistema e tecnologia.

Os profissionais de atendimento ao público de todas as Secretarias do Estado, como Agricultura, Fazenda, Desenvolvimento Social, Esporte e Meio Ambiente; participaram da reunião com a Secretaria de Desenvolvimento Regional e Prodesp. Foram colhidas informações técnicas, de dimensionamento e fluxo de atendimento, entre outras. Coube ao Secretário Adjunto sanar dúvidas e esclarecer, as principais mudanças. Segurança Pública, Saúde e Educação não contemplarão serviços, pois já possuem modelos de atendimento exclusivos.

“Iniciamos por Bauru, agora os técnicos farão as visitas in loco para finalizarmos o levantamento e definirmos o modelo. Restam 14 regiões administrativas e muito trabalho. A próxima é a região de Presidente Prudente. Teremos o projeto concluído na primeira quinzena de março,” explicou Cury.

Os locais dos centros unificados de atendimento aos municípios e cidadãos estarão dispostos estrategicamente e centralizados dentro de cada uma das regiões administrativas. “A Secretaria já faz estudos de viabilidade técnica e custos das intervenções e modernização nos locais e prédios que abrigarão as unidades, desde o início da Gestão. Esse é um dos grandes projetos da Pasta e é um pedido do Governador João Doria desde que assumimos”, explicou Marco Vinholi, Secretário de Desenvolvimento Regional.

Além dos centros unificados de atendimento, que será apresentado nome e modelo de funcionamento nesse primeiro trimestre, os principais projetos da Secretaria de Desenvolvimento Regional para 2019 são a apresentação aos 645 Prefeitos Paulistas o novo modelo de repasse de recursos e convênios da Pasta, em evento a ser realizado no mês, pelo Governador João Doria e anúncio de dois grandes pacotes de assinatura de convênios a serem firmados com os municípios, ambos no segundo semestre.

A Secretaria já atende diariamente os municípios, onde nestes dois meses de gestão, quase 400 Prefeitos, já repassaram ao Governo suas principais necessidades. Os atendimentos têm sido divididos entre o próprio Secretário, Marco Vinholi, o Secretário Adjunto e pelo Subsecretário Ricardo Pinheiro.

As 15 regiões administrativas do Estado de São Paulo são Presidente Prudente, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Marília, Bauru, Central, Ribeirão Preto, Campinas, Piracicaba, Sorocaba, Itapeva, Baixada Santista e Vale do Paraíba e Litoral Norte.A Prodesp desenvolve e implementa, para os diferentes órgãos estaduais, soluções de governo eletrônico voltadas para a melhoria de processos operacionais, da gestão do Estado e do atendimento ao cidadão. Ela desenvolve e integra sistemas em diferentes plataformas, oferece soluções Internet, serviços de data center, consultoria, assessoria e suporte técnico, elaboração de projeto e instalação de redes e treinamento. A empresa também é responsável por operacionalizar a implantação e administrar os postos do Poupatempo.

PROGRAMAÇÃO – 1º SEMINÁRIO DE GESTÃO PÚBLICA

8h: Recepção – Credenciamento

9h: Abertura oficial – Vídeo ações do Governo de São
Paulo

9h10: BLOCO 1 – Desafios da Gestão Pública

• Marco Vinholi – Governo Municipalista;
• Henrique Meirelles – Economia e Finanças Públicas;

10h10: BLOCO 1 – Falas – Prefeitos e Parlamentares


10h40: BLOCO 2 – Soluções e inovações da
Gestão Pública

• Rodrigo Garcia – Diretrizes do Novo Governo;
• João Doria – Gestão Pública e Inovação Digital;

12h: BLOCO 2 – Anúncio – Liberação de recursos – Assinatura de
Autorizo Digital.

T