8 mil jovens paulistas participam da pesquisa “Juventudes e a Pandemia do Coronavírus”

Secretaria de Desenvolvimento Regional

Iniciativa do Conselho Nacional da Juventude, com apoio da SDR, busca atualizar as percepções dos jovens sobre a Covid-19

A Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), por meio da Subsecretaria da Juventude, apoiou o Conselho Nacional da Juventude (CONJUVE) na segunda edição da pesquisa “Juventudes e a Pandemia do Coronavírus”. Ao todo, 8.576 jovens do Estado de São Paulo responderam ao questionário online disponível de 22 de março a 12 de abril. 

“Temos firmado importantes parcerias com o Conselho Nacional da Juventude. Apoiamos a primeira edição da pesquisa e seguimos comprometidos em acompanhar de perto como os jovens têm enfrentado a pandemia. Nossa colaboração será mapear as situações enfrentadas pelos jovens e realizar novas ações para ajudá-los”, afirma o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.  

A primeira edição da pesquisa foi realizada de 15 a 30 de maio de 2020 e contou com a participação de 30 mil jovens brasileiros. A pesquisa revelou como jovens de diferentes regiões e realidades sociais estavam enfrentando a pandemia de Covid-19 e como eles viam as consequências em suas vidas.  

No Governo do Estado, a participação da juventude paulista foi importante para compreender o cenário para a faixa etária e, em seguida, proceder à elaboração de projetos.  “Com a primeira edição, compreendemos o pensamento e a realidade dos nossos jovens durante o enfrentamento da pandemia e o impacto no futuro. A partir dos resultados, buscamos parcerias para ajudar na superação dos desafios encontrados pela juventude”, explica o Subsecretário da Juventude, Luiz Oliveira.  

Passado mais de um ano desde a confirmação do primeiro habitante do estado contaminado pelo vírus, a segunda edição da pesquisa buscou atualizar as percepções da juventude sobre a crise e trazer novos dados que ajudem a evitar sequelas graves para o futuro.   

Os resultados serão apresentados no festival de lançamento do Atlas das Juventudes, em maio. O Atlas da Juventude é uma pesquisa nacional, coordenada pelo Em Movimento e pela Pacto das Juventudes pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, que tem como objetivo produzir, sistematizar e disseminar dados sobre juventudes do Brasil.  

“Após a divulgação dos resultados, nossa equipe analisará os dados obtidos, vamos trabalhar para ajudar na superação dos desafios”, conclui o Subsecretário Luiz Oliveira. 

Kethlyn Jesus

Tags: , , , ,

PROGRAMAÇÃO – 1º SEMINÁRIO DE GESTÃO PÚBLICA

8h: Recepção – Credenciamento

9h: Abertura oficial – Vídeo ações do Governo de São
Paulo

9h10: BLOCO 1 – Desafios da Gestão Pública

• Marco Vinholi – Governo Municipalista;
• Henrique Meirelles – Economia e Finanças Públicas;

10h10: BLOCO 1 – Falas – Prefeitos e Parlamentares


10h40: BLOCO 2 – Soluções e inovações da
Gestão Pública

• Rodrigo Garcia – Diretrizes do Novo Governo;
• João Doria – Gestão Pública e Inovação Digital;

12h: BLOCO 2 – Anúncio – Liberação de recursos – Assinatura de
Autorizo Digital.

T