Trem Intercidades, Inclusão na RMC, PDUI e Fundocamp foram temas debatidos no 1º encontro do ano
A Agência Metropolitana de Campinas, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), realizou na manhã desta terça-feira (21), a 213ª Reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas. O encontro aconteceu no auditório da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável, no Município de Campinas.
O encontro contou com a presença do Diretor da Agemcamp, Antonio Carlos Sacilotto, do Presidente e Vice Presidente do Conselho Diretor da RMC (Região Metropolitana de Campinas), Prefeitos Jaime Cruz e Gustavo Reis, o Subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Marcos Campagnone, do Secretário Executivo dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, além de Prefeitos, Representantes do Estado e Secretários Municipais.
O Secretário Executivo de Transportes Metropolitanos deu inicio ao debate com apresentação sobre o andamento do projeto Trem Intercidades – Americana/ Campinas/ Jundiaí e São Paulo.
O Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi que não pode comparecer por motivo de agenda com o Governador, falou da importância da Região Metropolitana de Campinas. “Campinas e sua região têm uma importância estratégica para o estado. Temas debatidos nesta reunião como o Trem Intercidades afetam positivamente o desenvolvimento de São Paulo”, afirmou Vinholi.
A Subsecretaria de Assuntos Metropolitanos apresentou a sugestão do Prefeito de Elias Fausto para a inclusão do município na RMC. Esta possibilidade é apoiada pelo Conselho e não obstante os processos burocráticos que o pedido deve se submeter para a inclusão
O Diretor da Agemcamp, Sacilotto também falou sobre o PDIU (Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado) que foi protocolado com a Unicamp e apresentou a minuta do contrato com o Desenvolve SP, na qual a transferência do fundo deve ocorrer nos próximos dias.