Plataforma Municípios em Rede produziu Govcast que demonstra os resultados da metodologia

Você já pensou como os objetivos de desenvolvimento sustentável podem ajudar o seu município a ser um lugar ainda melhor de se viver? 
 
É exatamente isso que o último Govcast Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Metas e Desafios Regionais e Municipais, da Plataforma Municípios em Rede, explica com todos os detalhes técnicos e até uma perspectiva histórica. 
 
São quatro vídeos curtos e fáceis de entender produzidos pela Fundação Escola de Sociologia e Política – FESP para promover o desenvolvimento sustentável no estado de São Paulo com a participação dos Prefeitos, Vereadores, gestores públicos, conselheiros municipais e lideranças locais e o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Regional. 
 
“Acabar com a pobreza e a fome é o desejo de todo bom prefeito”, considera Fernando Montoro, coordenador do Municípios em Rede. “Esses são só os dois primeiros dos 17 objetivos estabelecidos pela Agenda 2030 da ONU, que todo gestor público bem intencionado quer atingir em sua gestão”, complementa ele. 

O Desenvolvimento Sustentável é entendido como a capacidade de suprir as necessidades do presente sem comprometer os recursos do futuro. A preocupação da Organização das Nações Unidas com o desenvolvimento econômico em harmonia com a preservação do meio ambiente remonta a 1968, quando foi formado o Clube de Roma diante do agravamento da degradação ambiental no planeta. De lá pra cá, já foram realizadas várias conferências mundiais, em 1972 em Estocolmo, e 1992 e 2012 no Rio de Janeiro. 

Você conhece quais objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) foram adotados em seu município e quais poderiam ser implantados? Como combater a pobreza, melhorar as condições de trabalho e estimular o crescimento econômico? Cada um dos vídeos do Govcast aborda esses assuntos: o 1º vídeo dá uma visão geral da Agenda 2030 da ONU;️ o 2º trata da governança municipal; o 3º, da defesa do Meio Ambiente nos municípios e o último aborda o desenvolvimento econômico. 
 
Diversos municípios paulistas apresentados no Govcast já adotaram os 17 ODS como política de desenvolvimento sustentável. “Para nós, a Agenda 2030 é uma ferramenta de trabalho que nos traz bastante responsabilidade, mas também o sentimento de partilha com a nossa população”, diz Renata Sene, Prefeita de Francisco Morato. Em Santo André, o Programa Moeda Verde estimula a reciclagem de resíduos sólidos e a produção de alimentos por meio da troca de alimentos por materiais recicláveis. Penápolis promove o cooperativismo dos trabalhadores locais na prestação de serviços de limpeza pública e gestão de resíduos sólidos.  

Assista o Govcast Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Metas e Desafios Regionais e Municipais em https://municipios-em-rede.sdr.sp.gov.br/ e veja como eles estão ajudando os municípios paulistas a serem cada vez melhores!