Com transmissão ao vivo, Subsecretaria da Juventude homenageia Dia da Mulher

Secretaria de Desenvolvimento Regional

Encontro online contou com a participação de mulheres ativas na política estadual, federal e municipal

Em 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu 8 de março como o Dia Internacional da Mulher. Em comemoração às lutas e conquistas femininas, a Subsecretaria da Juventude promoveu nesta segunda-feira (8), em transmissão ao vivo no canal do YouTube da Secretaria de Desenvolvimento Regional, uma homenagem à data.

“A Subsecretaria da Juventude promoveu esse encontro entre figuras representativas da política nacional com o objetivo de estimular cada mais mulheres a entrarem na vida pública e assumirem cargos de liderança, como as nossas homenageadas. Aqui valorizamos o papel da mulher na sociedade, sua participação na vida pública”, afirmou o Subsecretário e Presidente do Conselho Estadual da Juventude, Luiz Oliveira.

A homenagem contou com a participação do Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi. Mediada pelo Subsecretário e Presidente do Conselho Estadual da Juventude, Luiz Oliveira, participaram do evento as Secretárias estaduais de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, e de Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão. A Chefe de Gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Regional, Juliana Ogawa. As jovens mulheres do Conselho Estadual da Juventude foram representadas pela Vice-Presidente, Marcela Massari, e pela Presidente da Comissão de Combate à Violência Contra a Mulher, Maria Lúcia Ferreira. Também participaram remotamente a Senadora Mara Gabrilli, a Subsecretária de Empreendedorismo e da Micro e Pequena Empresa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Bruna Barros, a Coordenadora de Políticas Públicas para a Mulher da Secretaria da Justiça e Cidadania, Edna Martins e a Vereadora do município de Conchas, Lígia Moysés.

Segundo dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) de 2019, o número de mulheres no Brasil é superior ao de homens. A população brasileira é composta por 48,2% de homens e 51,8% de mulheres. Apesar de ser maioria, as mulheres ainda ocupam a menor quantidade de cargos de chefia, seja no setor público ou privado.

“Esperamos que esse encontro com diversas lideranças femininas possa estimular a participação das mulheres em cargos de liderança, em cargos de poder no setor público e no privado também. A inclusão só acontece com muito planejamento, foco e dedicação. No trabalho que fazemos na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, nosso objetivo é fazer essa inclusão também nas oportunidades de empreendedorismo, em emprego e renda para as mulheres”, afirmou a Secretária Patrícia Ellen.

Nesta segunda-feira (8), o Governador João Doria anunciou em coletiva de imprensa três novos programas de geração de renda e empreendedorismo para mulheres.

O “Empreenda Mulher” oferece mais de 60 mil vagas gratuitas em cursos de qualificação em diversas áreas e a liberação de R$ 50 milhões em microcrédito pelo Banco do Povo, exclusivos para mulheres que residem no estado de São Paulo. O “Prospera Mulher”, em sua primeira fase, beneficiará 12 mil famílias em todo o estado, e tem como público-alvo as chefes de família monoparentais com crianças de 0 a 6 anos, que estejam em situação de extrema pobreza. O “TODAS in-Rede” visa a autonomia das mulheres com deficiência do estado. O Programa trabalhará o acesso à informação, trabalho, renda e autonomia financeira, exercício dos direitos afetivos, sexuais e reprodutivos, prevenção à violência doméstica, a autoestima e a liderança.

De acordo com a Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência, atualmente no estado de São Paulo vivem mais de 1,7 milhões de mulheres com deficiência.

“O Dia Internacional das Mulheres é um dia a ser celebrado, não só pelo dia, mas porque a sociedade brasileira e mundial para algumas horas para pensar na vida e no papel das mulheres. Nós na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência trabalhamos diariamente para beneficiar em especial as mulheres portadoras de deficiência”, disse a Secretária Célia Leão.

Seguindo as orientações do Governador João Doria, o Subsecretário e Presidente do Conselho Estadual da Juventude, Luiz Oliveira, anunciou durante a transmissão que o Conselho Estadual da Juventude criará, com o apoio da Secretária Célia Leão, a Comissão de Jovens com Deficiência.

A Vice-Presidente do Conselho Estadual da Juventude, Marcela Massari, ressaltou a importância da participação das jovens mulheres em todos os âmbitos da sociedade, especialmente na política paulista. A Presidente da Comissão de Combate à Violência Contra a Mulher, Maria Lúcia Ferreira destacou a importância da criação da comissão, das políticas públicas voltadas para as mulheres e o papel fundamental que elas conquistaram na sociedade.

Durante o encontro, foram relembradas as mulheres que possuem um papel fundamental no combate a pandemia de Covid-19. “Estamos aqui pra exaltar o papel das mulheres que lideram e ocupam espaço que fazem a diferença e a transformação social. As mulheres fazem parte do mundo da ciência desde sempre, mas via de regra não são reconhecidas”, afirmou a Chefe de Gabinete da SDR, Juliana Ogawa.

O encerramento do encontro foi feito pelo Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi. “Estamos em um Governo que valorizada a mulher, compreende sua importância no papel de gestora pública. Temos no Governo João Doria grandes mulheres a frente de nossas Secretarias, nós homens aprendemos todos os dias com o grande quadro feminino que temos. Esperamos ver ao longo dos anos cada vez mais mulheres ocupando cargos de liderança na administração pública e privada”, concluiu Vinholi.

Kethlyn Jesus

Kethlyn Jesus

Tags: , ,

PROGRAMAÇÃO – 1º SEMINÁRIO DE GESTÃO PÚBLICA

8h: Recepção – Credenciamento

9h: Abertura oficial – Vídeo ações do Governo de São
Paulo

9h10: BLOCO 1 – Desafios da Gestão Pública

• Marco Vinholi – Governo Municipalista;
• Henrique Meirelles – Economia e Finanças Públicas;

10h10: BLOCO 1 – Falas – Prefeitos e Parlamentares


10h40: BLOCO 2 – Soluções e inovações da
Gestão Pública

• Rodrigo Garcia – Diretrizes do Novo Governo;
• João Doria – Gestão Pública e Inovação Digital;

12h: BLOCO 2 – Anúncio – Liberação de recursos – Assinatura de
Autorizo Digital.

T