Encontro debateu medidas adotadas e a importância do jovem no processo

O Coordenador de Juventude do Estado de São Paulo, Luiz Oliveira, realizou na noite desta quarta-feira (25), um programa ao vivo (“live”) no Instagram, com o Coordenador de Juventude da cidade de São Paulo, Ramirez Lopes, para debaterem o papel do jovem no combate à COVID-19.

Os coordenadores discutiram as medidas adotadas pelo governo estadual e municipal, e ressaltaram a importância do jovem neste momento. Reiteraram que isolamento social não é férias. O jovem deve usar esse tempo para se preparar profissionalmente. Atualmente, diversas escolas privadas têm oferecido cursos em linha gratuitos.

“Este é o momento de estar dentro de casa, de cuidar da saúde, mas também é o momento do jovem se profissionalizar para o mercado de trabalho”, disse Luiz Oliveira.

Os dois reforçaram a ideia de que o jovem tem o poder de ajudar aqueles que estão no grupo de risco, mesmo sem contato físico. O uso das redes sociais, por exemplo, pode ajudar na arrecadação de alimentos e insumos. Pediram ainda que os jovens estimulem o empreendedorismo local.

COORDENADORIA NA SDR

A Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) assumiu, em 2020, as atribuições da Coordenadoria da Juventude e o Conselho Estadual da Juventude. Com isso, as ações do Estado passam a ser regionalizadas e criam-se mecanismos para implementar ações governamentais voltadas para os jovens, as quais, pelas características da Pasta de interlocução Inter setorial com as demais Secretarias, facilitará as políticas públicas para a juventude.

CONFERÊNCIA ESTADUAL

A primeira grande meta da SDR é organizar a participação do Estado de SP na 4º Conferência Nacional de Juventude, que deve ser realizada em Brasília/DF, conforme estabelece a Portaria nº 512. Para isto, são realizadas Conferências Estaduais. Contudo, devido à pandemia de COVID-19, tanto a Conferência Estadual como a Nacional foram adiadas por tempo indeterminado.

Kethlyn Jesus