Encontro entre Governo de SP e autoridades municipais aconteceu na quinta-feira (5/8)

O Governo de SP promoveu na última quinta-feira (5/8) reunião com os Prefeitos da Região Central do Estado para debater a criação de um consórcio público intermunicipal. O evento foi liderado Secretário de Desenvolvimento Regional (SDR), Marco Vinholi e pelo coordenador do programa SP + Consórcios, Rafael Goffi.

A criação do Consórcio Central é um sonho antigo para os gestores municipais da região. O Estado irá apoiar a ação por meio do SP + Consórcios, iniciativa pioneira lançada em 30 de junho pelo Governo de São Paulo e gerido pela SDR com o objetivo de impulsionar e potencializar o desenvolvimento regional através do fortalecimento dos consórcios intermunicipais em todo o Estado.

“Estamos aqui debatendo a criação do Consórcio Central para fortalecer ainda mais os municípios da região. Com o SP + Consórcios, a SDR, em parceria com o Sebrae, irá auxiliar os Prefeitos na criação e gestão dos consórcios intermunicipais, por meio de consultorias em compras públicas consorciadas, elaboração de projetos, captação de recursos, modernização administrativa, entre outras ações”, explicou Vinholi.

Com 20 municípios integrantes, a expectativa é que o novo Consórcio Central impulsione o desenvolvimento da região com políticas públicas que atendam as demandas da população.

“Debate fundamental para os municípios localizados na região central do nosso Estado. Esperamos que com a criação deste consórcio intermunicipal as Prefeituras possam potencializar ainda mais o desenvolvimento local”, afirmou Rafael Goffi.

De acordo com apuração realizada pela SDR, ao menos 468 municípios participam de algum tipo de consórcio em São Paulo. Levantamento aponta ainda que são 21 consórcios multifinalitários e 38 unifinalitários no estado.

Também estiveram presentes no evento Beatriz Gusmão, Gerente de Políticas Públicas do Sebrae; Edna Martins, Coordenadora de Políticas Públicas para as mulheres da SDR; José Valverde, Coordenador Estadual de Resíduos Sólidos e Maciel Rocha, assessor da SDR.

SP + Consórcios

O programa integra ações de Secretarias Estaduais e órgãos da administração indireta, em parceria com o Sebrae SP, que, através de sua gerência de Políticas Públicas, contratou 120 consultores para executar as ações e auxiliar os gestores públicos municipais e a gestão dos consórcios. A meta é potencializar o desenvolvimento regional mediante o fortalecimento dos consórcios intermunicipais em todo o Estado, com inovação da gestão pública para atender melhor a população, estimular ambiente propício aos negócios e o empreendedorismo e, em especial, ampliar a participação institucional dos consórcios na gestão estadual.

O SP + Consórcios valorizará a organização coletiva dos municípios, que lidam diariamente com as limitações orçamentárias e operacionais, para que promovam o desenvolvimento local, apoio aos pequenos empreendedores, às parcerias entre municípios da região e integração com todas as ações bem-sucedidas do Estado nas cidades, impactando as regiões, com melhorias de serviços, geração de emprego e renda e incremento da qualidade de vida no dia a dia dos cidadãos.