Defesa Civil de Campinas recebe viatura da Agemcamp

O veículo reforçará o atendimento a Operação Estiagem e também servirá no apoio às ocorrências do Corpo de Bombeiros em matas

Na manhã da última sexta – feira (26), a Defesa Civil de Campinas recebeu na Prefeitura Municipal uma viatura equipada com um conjunto de combate a incêndios. A entrega foi realizada pela Agência Metropolitana de Campinas – Agemcamp, órgão vinculado a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional, com recursos do Fundocamp.

O evento contou com a presença do Coronel Henguel Ricardo Pereira, Subsecretário Estadual de Proteção e Defesa Civil, Sidnei Furtado Fernandes, Coordenador da Defesa Civil e representantes do Corpo de Bombeiros.

A caminhonete possuí equipamentos de combate a incêndios, composto por um tanque com capacidade para 400 litros e outros equipamentos. O valor do investimento – veículo e suas ferramentas – é de R$ 175 mil reais. O veículo deve começar a operar no começo de agosto em atividades de vistorias preventivas e de combate a princípios de incêndio atendendo a Operação Estiagem 2019.

Na cerimônia, o Corpo de Bombeiros também recebeu duas novas viaturas para a corporação. A primeira é um veículo de resgate que foi adquirido por meio do governo do estado de São Paulo e, a segunda, é um carro, usado para vistorias e apoio às ocorrências.

Operação Estiagem

A Operação Estiagem 2019 começou em 1º de maio e vai até 3 setembro. Durante este período, a Defesa Civil, em parceria com outros órgãos públicos, faz ações de prevenção a riscos, como, por exemplo, a prevenção e o monitoramento de queimadas.

Esta época do ano tem como característica a falta de chuvas, o que causa a baixa umidade relativa do ar e as altas temperaturas que são causas dos focos de incêndios.

Kethlyn Jesus e Pedro Henrique Rosa