Educação, saúde e segurança pública são as áreas que os municípios paulistas priorizarão para melhorar seus índices

Já está disponível para os gestores municipais e todos os interessados a série de “desafios” em educação, saúde e segurança pública que as cidades paulistas irão enfrentar a partir de agora no bojo do programa Parcerias Municipais. As informações sobre os municípios e seus desafios nestas três áreas estão disponíveis no portal www.parceriasmunicipais.sp.gov.br.

O interessado poderá acessar o portal e se informar sobre os indicadores de seu município nos Desafios Estratégicos do Programa Parcerias Municipais do Governo de São Paulo. “O programa é uma iniciativa e esforço de cooperação entre Estado e Municípios para melhorarmos a execução das políticas públicas em cada cidade, sempre levando em conta suas peculiaridades e vocações”, explicou o Secretário estadual de Desenvolvimento Regional Marco Vinholi.

Os desafios estratégicos agora acessíveis no site do programa têm como meta final a solução de problemas e deficiências em que o desempenho local deixa a desejar em comparação com padrões de referência nacionais e internacionais. Eles assim requerem uma coordenação mais próxima e intensa das ações entre o Governo do Estado e as municipalidades.

A lista de desafios municipais foi elaborada com base em indicadores socioeconômicos, analisados ao longo de 10 anos. A base comparativa incluiu outros estados brasileiros e também cotejamentos internacionais. A partir daí foram escolhidos diversos indicadores em várias áreas, respeitando critérios de relevância e abrangência nacional, entre outros.

As áreas de saúde, educação e segurança pública foram escolhidas tendo como parâmetro critérios de impacto da ação do governo estadual e municipal e melhoria vinculada a ganhos de eficiência e integração das ações. Bem como a possibilidade de cooperação entre estado e municípios no enfrentamento do desafio, além da disponibilidade do indicador para todas as cidades, entre outros.

Kethlyn Jesus