Desenvolvimento Regional apresenta o Programa Parcerias Municipais para o Governo Estadual do Acre

Encontro iniciou uma parceria para o compartilhamento de boas práticas entre os Estados

A Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), em reunião virtual na manhã desta quinta-feira (07), apresentou o Programa Parcerias Municipais para o Governo do Estado do Acre. O encontro contou com a participação do Coordenador do Programa, Renan Bastianon, da Gerente de Projetos da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), Rosane Ribeiro, o Secretário Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag) do Acre, Ricardo Santos; a Secretária Adjunta de Planejamento, Kelly Cristina; o Diretor de Planejamento e Orçamento, Wagner Souza e o Diretor de Modernização, Márcio Barros.

“Uma das premissas do Parcerias Municipais é o compartilhamento de boas práticas. A gestão do Governador João Doria trabalha por São Paulo, porém colaboramos com todos os brasileiros. Apoio a iniciativa e torço para que o programa possa dar certo no Acre também”, comemorou o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

O encontro teve como objetivo compartilhar as diretrizes do Programa Parcerias Municipais, iniciativa do Governo Paulista que tem aprimorado a relação do Estado com seus 645 municípios, por meio de políticas públicas em cada cidade, respeitando suas peculiaridades, desafios e vocações.

“Para o Governo de São Paulo é muito importante poder compartilhar com outros Estados boas práticas, como o Programa Parcerias Municipais. Estamos ampliando nossa relação com as cidades e proporcionando aos munícipes uma qualidade de vida melhor”, afirma o Coordenador do Programa Parcerias Municipais, Renan Bastianon.

Os fundamentos da iniciativa estão relacionados a integração do Estado com os municípios para solucionar desafios estratégicos nas áreas da Saúde, Educação e Segurança. O projeto ainda está comprometido com a Agenda 2030 – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Saúde de qualidade; Educação de qualidade; Paz, justiça e instituições eficazes; redução das desigualdades; e parcerias e meios de implementação).

A Gerente de Projetos da FIPE, Rosane Ribeiro reforçou para o Executivo Estadual do Acre a importância da comunicação com as prefeituras para o bom andamento do Programa.

“Em São Paulo temos os Representantes Municipais que são os responsáveis pelo acesso do município na plataforma do Programa, são eles quem fazem a inclusão/exclusão dos Planos de Ação e as entregas. Tivemos uma excelente parceria com os representantes na primeira fase do Programa.”, comenta Rosane.

Em seu primeiro ano, a iniciativa teve a adesão de 563 cidades paulistas. Elas elaboraram 8.826 planos e realizaram 18.808 ações. No final de 2020, a SDR premiou 21 municípios com os melhores índices de engajamento no Programa e execução dos Planos de Ação.

Para 2021, o Programa Parcerias Municipais tem como principal meta apoiar as cidades na retomada das atividades dos planos de ação e a adaptação do programa visando o cenário pós-pandemia.

“A experiência do Governo do Estado é enriquecedora para nós. Com a nova gestão de Prefeitos iniciamos um processo de aproximação com os municípios para que possamos crescer juntos”, afirma o Secretário Estadual de Planejamento e Gestão do Acre, Ricardo Santos.

O Coordenador do Programa, Renan Bastianon reforçou que a Secretária de Desenvolvimento Regional está à disposição para colaborar com o Governo do Acre no desenvolvimento e implantação de iniciativas como o Programa Parcerias Municipais. No próximo encontro, a Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão do Acre, apresentará ao Governo paulista iniciativas desenvolvidas para o desenvolvimento do Estado.

Nova plataforma para os Prefeitos

Outra novidade apresentada ao Governo do Acre foi a nova plataforma do Programa. O Secretário de Desenvolvimento Regional (SDR), Marco Vinholi, anunciou nesta quarta-feira (06), durante o 1º Seminário Virtual de Gestão Pública, o lançamento da plataforma exclusiva dos prefeitos do Estado de Paulo. O novo site do Programa Parcerias Municipais conta com informações exclusivas das cidades, como indicadores finalísticos e indicadores fiscais e administrativos; programas do Governo do Estado de São Paulo e os Planos de Ação dos municípios no Programa.

A reformulação do site do Programa Parcerias Municipais visa proporcionar aos prefeitos informações fundamentais para o bom desenvolvimento da gestão.

Kethlyn Jesus

Tags: , , ,