Desenvolvimento Regional apresenta plataforma digital do programa Vale do Futuro

O site traz informações gerais da iniciativa lançada no fim de 2019

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), disponibilizou para todo público, o novo site do programa “Vale do Futuro”, voltado ao desenvolvimento da região do Vale do Ribeira.

A plataforma digital conta com diversas informações ligadas ao programa gerido pela SDR, como as ações que estão em andamento, ações já realizadas, municípios abarcados pelo programa, expectativas e futuro da região, além de informações detalhadas sobre o que é o programa de desenvolvimento para o Vale do Ribeira. O novo site pode ser acessado através do link: https://www.valedofuturo.sp.gov.br/.

Na aba “Início”, encontramos uma breve introdução sobre o Vale do Futuro com dois vídeos institucionais, mapa com os 22 municípios contemplados, além de um resumo sobre a governança do programa.

Já na guia “O Vale que queremos”, é possível localizar os detalhes das três fases da ação, os pilares da visão de futuro para a região – expressam a situação desejada para o Vale do Ribeira, e 10 objetivos estratégicos definidos para se alcançar o desenvolvimento completo da localidade.

Dados detalhados dos municípios abarcados pelo Vale do Futuro relacionados à população, saúde, educação, segurança, economia e mercado de trabalho, sustentabilidade e desenvolvimento social podem ser acessados na aba “Observatório de Indicadores”.

No campo “Ações estratégicas”, localizamos a carteira de programas e projetos para o Vale do Futuro e os quatro eixos em que as ações se baseiam: emprego e renda, infraestrutura e sustentabilidade, qualidade de vida e gestão e governança. Estas ações são realizadas pelas 20 secretarias estaduais engajadas no programa.

Por último, em “Acontece”, estão compiladas notícias veiculadas na imprensa e textos institucionais relacionados ao programa “Vale do Futuro” e suas ações.

Não há necessidade de cadastro para acessar a plataforma, que possui uma simples navegação.

Programa Vale do Futuro

Os 22 municípios da região mais vulnerável do Estado vão se tornar um novo polo de desenvolvimento econômico e social. Um programa completo e de governança integrada: Estado, prefeituras e sociedade civil trabalhando juntos, com metas, monitoramento e avaliação de resultados.

Para transformar uma das regiões mais ricas em biodiversidade do Estado em modelo de desenvolvimento regional baseado na exploração sustentável da riqueza socioambiental da Mata Atlântica, o Governo de São Paulo propõe parcerias com prefeituras, comunidades quilombolas locais e organizações da sociedade civil, para implementar projetos de desenvolvimento sustentável, geração de renda, conservação e melhoria da qualidade de vida da população do Ribeira.

Tags: , , ,