Jovens que tiveram suas candidaturas indeferidas por falta de documentação podem entrar com recurso a partir desta sexta-feira (18)
A Subsecretaria da Juventude, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), disponibilizou em seu site, nesta sexta-feira (18), a lista dos candidatos elegíveis para escolha dos representantes da sociedade civil no Conselho Estadual da Juventude. 18 jovens já estão habilitados a participar da disputa por 12 vagas no órgão, que colabora na construção de políticas públicas para a mocidade. Outras 25 candidaturas foram indeferidas por falta de alguma documentação e podem entrar com recurso.
“Hoje celebramos a inscrição de 43 candidatos envolvidos com o futuro de todos os jovens paulistas. O Governo de São Paulo está comprometido em avançar na parceria com o segmento para promoção de políticas públicas em benefício ao presente e futuro da juventude”, frisou o Secretário de Desenvolvimento Regional, Rubens Cury.
O processo de eleição da segunda turma do Conselho da Juventude teve início em 5 de novembro com a abertura do edital de chamamento público. As inscrições terminaram na última terça-feira (15), com a habilitação de 18 jovens, divididos em dois grupos.
Nove jovens estão habilitados para preencher oito vagas destinadas ao Grupo I – dirigentes de entidades do terceiro setor ligadas à questão da juventude, atuantes nas áreas de Educação e Movimento Estudantil; Trabalho, Emprego e Renda; Esporte e Lazer; Saúde e Qualidade de vida; Meio Ambiente; Diversidade religiosa, racial, étnica, sexual e de gênero; Deficiência e Mobilidade Reduzida; e Cultura.
Outros 9 jovens disputam quatro vagas destinadas ao Grupo II – Representantes de organizações e movimentos de juventude, não constituídos juridicamente, com sede no estado de São Paulo, com pelo menos um ano de funcionamento e que tenham comprovação na mobilização, organização, promoção, defesa ou garantia dos direitos relativos à temática.
“Estamos chegando a um momento crucial para a eleição dos representantes da sociedade civil junto ao Conselho da Juventude. Essa eleição mostra o empenho dos nossos jovens em fazer parte deste que é um órgão de ligação entre a mocidade e o Governo de São Paulo. O futuro de São Paulo está nas mãos dos nossos jovens e eles podem contar com o apoio do Estado”, afirmou o Subsecretário da Juventude, Luiz Oliveira.
Candidaturas não habilitadas
A comissão eleitoral identificou que 25 candidaturas são consideradas indeferidas e inabilitadas neste momento, sendo todas passíveis de recursos, desde que sejam apresentadas as informações e documentos indicados.
No período de 18 a 22 de novembro, os candidatos não habilitados poderão entrar com recursos. A análise será realizada no dia 23 e o resultado divulgado no site da SDR no dia 24.
Entre os dias 24 e 27 de novembro, os candidatos poderão realizar campanhas eleitorais. A eleição ocorrerá no dia 28 das 10h às 17h por meio do site da SDR. A homologação do resultado e divulgação dos eleitos acontecerá no dia 30 de novembro, por meio do site e redes sociais da Secretaria de Desenvolvimento Regional.
Para conferir a lista completa dos candidatos, clique aqui.