Desenvolvimento Regional e municípios do litoral articulam ações contra a pandemia durante o Natal e Ano Novo

Governo de SP anuncia chegada do maior lote de vacinas contra a Covid-19 ao estado

Hoje (17), o Governo do Estado de SP promoveu a 153ª coletiva de imprensa sobre o enfrentamento da pandemia de coronavírus. O governador João Doria e os Secretários de Saúde, Jean Gorinchtyein, Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, Educação, Rossieli Soares, o Diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, membros do Centro de Contingência, Paulo Menezes e João Gabbardo, abordaram as últimas iniciativas de saúde do Executivo paulista.

O Governador João Doria anunciou a chegada, nesta sexta-feira (18), de 2 milhões de doses prontas da vacina contra o coronavírus, a Coronavac, desenvolvida em parceria com o Instituto Butantan. Trata-se do maior lote de vacinas que chega ao Brasil até o momento. São agora 3,1 milhões de doses da coronavac disponíveis no Butantan para o programa nacional de imunização.

O secretário Marco Vinholi abordou as articulações com prefeitos e autoridades sanitárias de municípios da Baixada Santista e do Litoral Norte sobre medidas sanitárias para contenção da transmissibilidade do coronavírus.

“O Governo do Estado apoia os municípios litorâneos da Baixada Santista e do Litoral Norte em suas medidas de controle da pandemia, em especial durante o Natal e o Réveillon. Os prefeitos e autoridades locais têm a prerrogativa de montar barreiras sanitárias na entrada das cidades, e o Governo do Estado irá apoiar os municípios”, disse Vinholi.

O secretário de Saúde, Jean Gorenchteyn ponderou que o crescimento do número de casos de covid e também de internações hospitalares aumenta a responsabilidade das autoridades para agir com eficiência e rapidez para imunizar os brasileiros.

Na 51ª. semana epidemiológica, SP segue em quarentena, praticando todas as regras sanitárias para a saúde da população.

A taxa de ocupação de leitos está em 61,1% no estado. Algumas regiões precisam de atenção especial, como Presidente Prudente (taxa de ocupação de leitos intensivos de 76%), Registro (69%) e Sorocaba (68%).

A boa notícia é que as restrições recentes efetuadas pelo Plano SP estão surtindo efeito. Da semana anterior para esta houve uma queda de 3%  no número de casos, com leve incremento de 1% em óbitos e de 5% em internações.

“As medidas do Plano SP estão fazendo a diferença e salvam vidas”, concluiu o Secretário Vinholi.

Tags: , , , , , , ,