Convênio assinado hoje recupera e moderniza uma das principais vias de acesso ao município

O Governador Rodrigo Garcia, acompanhado do Secretário de Desenvolvimento Regional em exercício, Rubens Cury, assinou nesta quarta-feira (11) o convênio entre a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) e a Prefeitura de São Caetano do Sul para obras de revitalização do Viaduto da Independência. O valor a ser investido pelo Governo Paulista atingirá R$ 26 milhões.

“Assinamos hoje, de maneira definitiva, um importante convênio do Governo do Estado de São Paulo com a cidade de São Caetano do Sul, para que juntos realizemos essa obra que, além de estruturante, dará mais segurança para quem transpõe os trilhos da CPTM”, afirmou Rodrigo.

O Viaduto Independência foi construído na década de 1970 e, com o desenvolvimento da região, firmou-se como uma das principais vias de acesso ao município. O viaduto registra, em média, a circulação de 15 mil veículos por dia.

Os recursos serão repassados para remoção das tubulações de água existentes, construção de pórtico em estrutura de ação para fixação de estáios, construção de viga de apoio interna ao “caixão perdido” do viaduto para fixar os estáios, substituição dos aparelhos de apoio, jateamento e lixamento das estruturas de concreto e recuperação de todas as juntas de dilatação do viaduto. As obras também contemplam pavimentação asfáltica, rede de drenagem, iluminação em LED e sinalização viária.

“Com estes recursos do Governo do Estado, a Prefeitura de São Caetano do Sul poderá aprimorar suas ligações viárias e oferecer a seus habitantes maior segurança e qualidade de mobilidade”, afirmou o Secretário de Desenvolvimento Regional em exercício, Rubens Cury.

A revitalização do Viaduto da Independência é mais uma obra de interesse metropolitano financiada pelo Governo de São Paulo. Com relevância logística e econômica da região do Grande ABC, o Viaduto faz ligação do centro de São Caetano de Sul com a Avenida do Estado, em São Paulo.

Agora, a Prefeitura irá abrir o processo licitatório para na sequência iniciar as obras. A Secretaria de Desenvolvimento Regional disponibilizará os recursos conforme andamento das obras.

Por: Kethlyn Jesus