Recursos se somarão aos mais de 300 convênios já assinados com a região

Comitiva do Governo de São Paulo liderada pelo Governador Rodrigo Garcia esteve nesta segunda-feira (30), na cidade de Bauru, onde cumpriu nova agenda de atividades do “Governo na Área”. O Governador autorizou a formalização de 123 convênios com a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) e entregou 186 veículos e maquinários no âmbito do “Nova Frota – SP Não Para”. O investimento do Estado na região será de R$ 61,7 milhões na melhoria da infraestrutura urbana e mais de R$ 66 milhões em equipamentos.

“Trago grandes notícias para Bauru. Damos inicio as obras de asfaltamento e recuperação da SP 261, os veículos do Nova Frota e muitas outras entregas. São anúncios importantes na área da Saúde, da Infraestrutura Urbana e Regional mostrando que o Governo de SP está atento às demandas da região e seguimos o trabalho ao lado das prefeituras”, comemorou o Governador Rodrigo Garcia.

Os municípios beneficiados são Agudos, Arealva, Avaí, Balbinos, Bariri, Barra Bonita, Bauru, Bocaina, Boracéia, Borebi, Cabrália Paulista, Cafelândia, Dois Córregos, Duartina, Getulina, Guaiçara, Guaimbê, Guarantã, Iacanga, Igaraçu do Tietê, Itaju, Itapuí, Jaú, Lençóis Paulista, Lins, Lucianópolis, Macatuba, Mineiros do Tietê, Paulistânia, Pederneiras, Pirajuí, Piratininga, Presidente Alves, Promissão, Reginópolis, Sabino, Ubirajara e Uru.

“Nós estamos aqui para ouvir a população e trabalhar com as Prefeituras na solução das demandas de cada uma das 39 cidades da região. As obras de infraestrutura urbana são aquelas que impactam diretamente no dia a dia do munícipe e esse é o dever do Governo do Estado”, afirmou o Secretário de Desenvolvimento Regional, Rubens Cury.

Entre as obras autorizadas estão recapeamento, pavimentação, reforma de praça, ampliação de Unidade Básica de Saúde (UBS), reforma em espaços municipais, entre outras. Além disso, serão atendidas demandas para a construção de unidades da Casa da Juventude e de unidades de saúde, por meio do Programa Qualivida; Iluminação pública em Led, por intermédio do Programa Cidades Inteligentes; construção de calçadas acessíveis, por meio do Programa Cidade Acessível, e pavimentação de vias urbanas de terra, mediante o Programa Nossa Rua.

Ainda na área de infraestrutura, terão início as obras de pavimentação em 27,6 km da rodovia Osni Mateus (SP 261), entre os municípios de Borebi e Lençóis Paulistas. O investimento foi de R$ 123,8 milhões. Essa intervenção será feita pela Secretaria de Logística e Transportes.

Para conferir as obras autorizadas pela SDR, clique aqui.

Convênios assinados com a região já superam R$ 137 milhões

Levantamento realizado pela Subsecretaria de Convênios com Municípios e Entidades Não Governamentais, vinculada à SDR, apontou que, nos últimos três anos, a Pasta assinou 365 convênios com os 39 municípios que compõem a Região de Bauru. Tais investimentos superam os R$ 137 milhões, somente em obras de infraestrutura urbana.

As obras de infraestrutura urbana contemplam ações como reforma de escolas municipais, recapeamento asfáltico, pavimentação, iluminação pública, reforma de ginásio de esportes, revitalização de praças, construção de galerias pluviais, aquisição de maquinário essencial para a manutenção dos municípios, entre outros. Além dos investimentos por meio dos Programas geridos pela SDR, como Cidades Inteligentes, Nossa Rua, Casa da Juventude, Casa da Mulher, Cidade Acessível, Parcerias Municipais, Qualivida, entre outros.

Os convênios assinados garantem o repasse dos recursos. Os prazos e datas para pagamentos, bem como sua liquidação total, variam de acordo com a data de assinatura, fluxo das obras e prestação de contas.

Entrega de veículos e maquinários para a região

Durante o Governo na Área, o Governador entregou 186 veículos e maquinários para 39 municípios, num investimento estadual superior a R$ 66 milhões. As Prefeituras indicaram os equipamentos de acordo com suas necessidades. A remessa faz parte do “Nova Frota – SP Não Para”, abrangendo equipamentos essenciais para a prestação de serviços municipais. Ao todo, o Governo de São Paulo disponibilizará 3 mil veículos em todo o estado, com investimento de R$ 1 bilhão.

Já foram entregues equipamentos nas regiões de Franca, Piracicaba, Marília, Sorocaba, Campinas, Registro, São José do Rio Preto, Itapetininga, Sub-região Sudoeste da RMSP, Araçatuba, Sub-região Noroeste da RMSP, Presidente Prudente, Araraquara, Jundiaí e agora Bauru.

Os municípios de Bauru beneficiados com os equipamentos são Agudos, Arealva, Avaí, Balbinos, Bariri, Barra Bonita, Bauru, Bocaina, Boracéia, Borebi, Cabrália Paulista, Cafelândia, Dois Córregos, Duartina, Getulina, Guaiçara, Guaimbê, Guarantã, Iacanga, Igaraçu do Tietê, Itaju, Itapuí, Jaú, Lençóis Paulista, Lins, Lucianópolis, Macatuba, Mineiros do Tietê, Paulistânia, Pederneiras, Pirajuí, Piratininga, Pongaí, Presidente Alves, Promissão, Reginópolis, Sabino, Ubirajara e Uru.

Para conferir os veículos entregues, clique aqui.

Por: Kethlyn Jesus

Governo na Área em Bauru