Desenvolvimento Regional oferece cursos em planejamento, desenvolvimento e formação de consórcios para as Prefeituras paulistas

Secretaria de Desenvolvimento Regional

Capacitações têm início em 12 de abril

A Secretaria de Desenvolvimento Regional convida os Prefeitos de SP e suas equipes estratégicas a participarem dos cursos em linha oferecidos na  Plataforma Municípios em Rede. Os cursos contemplam o planejamento e o desenvolvimento regional e também os consórcios públicos.

Organizados em formato on-line, o conteúdo permitirá ao gestor público “identificar as tendências de gestão que fortalecem as políticas locais voltadas às articulações de âmbito regional”, explica o Secretário Marco Vinholi.

Cada um dos 645 municípios paulistas terá três vagas disponíveis para cada um dos dois cursos ofertados (ver abaixo). Para participar, basta acessar o elo (“link”) da Plataforma Municípios em Rede https://municipios-em-rede.sdr.sp.gov.br/ e organizar a equipe municipal para integrar a programação dessas importantes capacitações.

Os cursos estão voltados ao fortalecimento funcional da equipe de gestão municipal, tanto no quer diz respeito ao planejamento local como na solução de problemas envolvendo um grupo de municípios, problemas comuns a todos, por meio de consócios. 

Planejamento e desenvolvimento regional

O curso de planejamento e desenvolvimento regional contará com quatro turmas, com início em 12 de abril. Seu conteúdo aborda a evolução das ações de planejamento com base nos arranjos e recortes regionais, com destaque para suas implicações para o desenvolvimento no Estado.

A partir das atividades práticas e debates propostos, as equipes das Prefeituras Municipais terão melhor apreensão da realidade de sua região para elaborar planos de desenvolvimento regional integrado.

Para se inscrever (até 3 servidores por Prefeitura Municipal) clique em:  https://municipios-em-rede.sdr.sp.gov.br/course/index.php?categoryid=22

Consórcios públicos

O curso sobre consórcios públicos também terá quatro turmas, com início da primeira turma em 3 de maio. O consórcio constitui relevante ferramenta para a cooperação interfederativa, visando a melhoria da gestão de serviços públicos e do dispêndio de recursos. As normas para a criação de consórcios públicos e as práticas aplicáveis para sua operação serão abordadas na capacitação em linha.

A partir das atividades práticas e debates propostos no curso, pretende-se que as equipes das Prefeituras Municipais participantes possam conhecer as possibilidades de formação de consórcios para levar a cabo ações públicas de cooperação regional.

Para se inscrever (até 3 servidores por Prefeitura Municipal) clique em:  https://municipios-em-rede.sdr.sp.gov.br/course/?categoryid=23

Tags: , , , ,

PROGRAMAÇÃO – 1º SEMINÁRIO DE GESTÃO PÚBLICA

8h: Recepção – Credenciamento

9h: Abertura oficial – Vídeo ações do Governo de São
Paulo

9h10: BLOCO 1 – Desafios da Gestão Pública

• Marco Vinholi – Governo Municipalista;
• Henrique Meirelles – Economia e Finanças Públicas;

10h10: BLOCO 1 – Falas – Prefeitos e Parlamentares


10h40: BLOCO 2 – Soluções e inovações da
Gestão Pública

• Rodrigo Garcia – Diretrizes do Novo Governo;
• João Doria – Gestão Pública e Inovação Digital;

12h: BLOCO 2 – Anúncio – Liberação de recursos – Assinatura de
Autorizo Digital.

T