Evento contou com a presença de autoridades municipais e estaduais

O Secretário de Desenvolvimento Regional, Rubens Cury, participou nesta quarta-feira (23/11) do 1º Fórum de Políticas Públicas do município de Rio Claro. Além de Cury, o Secretário de Habitação do Estado de São Paulo, Flavio Amary, e os prefeitos de Rio de Claro, Gustavo Perissinotto, de Porto Ferreira, Rômulo Rippa, de Cordeirópolis, José Adinan Ortolan, e o presidente da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa) de Campinas, Manuelito Magalhães Júnior, estiveram presentes no encontro realizado das 8h30 às 17h, no Grupo Ginástico Rioclarense, no centro histórico da cidade.

“É uma grande satisfação poder participar deste encontro e expor um pouco do que o Governo de São Paulo realizou, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional, nesses últimos anos em prol do desenvolvimento do estado”, disse o Secretário Rubens Cury.

O evento foi pautado pela temática “O Papel das Políticas Públicas no Desenvolvimento Local” e teve como objetivo a apresentação e o compartilhamento de iniciativas regionais exitosas que possam ser implantadas em mais municípios paulistas, além de fomentar o debate em torno da elaboração de novas políticas públicas e dar visibilidade aos servidores que executam essas iniciativas.

O Fórum começou com a palestra do Secretário da Habitação, Flávio Amary, que abordou o tema: “Ações de habitação realizadas no Estado de São Paulo na gestão 2019-2022”. Em seguida, foi a vez Rômulo Rippa, prefeito de Porto Ferreira, discorrer sobre “Governança e desenvolvimento local”. Com o tema “A concessão de resíduos sólidos como fator de desenvolvimento sustentável”, o prefeito de Rio Claro, Gustavo Perissinotto, fechou a primeira parte do Fórum.

“Desde o início pensamos em como plantar sementes e desenvolver projetos para os próximos anos. E como desenvolver políticas públicas que irão impactar localmente nos próximos 30 anos na cidade de Rio Claro. Os palestrantes trouxeram ideias que nos ajudarão em um futuro muito próximo a construir uma cidade melhor, retomando o protagonismo regional que Rio Claro sempre teve, e mais, preparando ações que irão impactar o nosso futuro”, afirmou o Prefeito Gustavo Perissinotto.

Após o almoço foi a vez de Rubens Cury, Secretário de Desenvolvimento Regional, que falou sobre “Ações de desenvolvimento regional realizadas no Estado de São Paulo na gestão 2019-2022”. Cury abordou os convênios de infraestrutura urbana e os programas coordenados pela Pasta de Desenvolvimento Regional, como a Casa da Mulher, Casa da Juventude, Nossa Rua, entre outros. Ele frisou a importância da relação Estado-Municípios.

“A nossa Secretaria foi criada justamente para desenvolver novas políticas públicas e aumentar a interação entre Estado e Municípios, com o objetivo de que essas ações chegassem realmente para quem mais precisa, a população que depende dos serviços públicos”, afirmou Cury.

O prefeito de Cordeirópolis, José Adinan Ortolan, tratou do “Financiamento da educação e gastos sociais”. Já o tópico “Água e saneamento: novo marco regulatório e o desafio da universalização para os municípios” foi abordado pelo presidente da Sanasa Campinas, Manuelito Magalhães Júnior, que fechou o Fórum.