No encontro online, gestores debateram a realização de encontros da juventude e o papel dos moços no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus

A Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) realizou, nesta quinta-feira (7), videoconferência com integrantes do Conselho Nacional de Juventude. O encontro foi comandado pelo coordenador da Juventude do Estado de São Paulo, Luiz Oliveira, com participação do Secretário Marco Vinholi e do Chefe de Gabinete da SDR, Marcelo Asquino. Estiveram presentes também o presidente do Conselho Nacional, Rafael Davi; o vice-presidente, Marcus Barão, e o secretário-geral, Gustavo Gama.

O encontrou online serviu para os gestores debaterem a criação do Conselho Estadual e o Plano Estadual de Juventude, a realização das Conferências de Juventude Municipal, Estadual e Nacional, e as ações voltadas para os jovens no período pós-pandemia do coronavírus.

A SDR assumiu em 2020 as atribuições da Coordenadoria de Juventude; com isso, as ações do Estado passam a ser regionalizadas e criam-se mecanismos para implementar ações governamentais voltadas para jovens. Agora, a Pasta busca a criação do Conselho Estadual da Juventude, estabelecido pela Lei nº 16.778, de 22 de junho de 2018 e, em seguida, implantar o Plano Estadual de Juventude.

“Vamos implantar o Plano Estadual da Juventude, dar mais protagonismo aos jovens de São Paulo. Queremos valorizar a participação do jovem nas políticas públicas”, afirmou o Secretário Marco Vinholi.

A preocupação do Coordenador Luiz é quanto à participação de São Paulo na Conferência Nacional em Brasília/DF, conforme estabelece a Portaria nº512. Para a participação do Estado faz-se necessário antes realizar as Conferências Municipais e Estadual. Com a pandemia de Covid-19, estes encontros foram interrompidos.

“Sabemos da importância das Conferências, mas neste momento o Estado de São Paulo não tem condições de seguir com a programação. Queremos participar da Conferência Nacional, mas continuamos com o trabalho de contenção da Covid-19”, explicou o Coordenador Luiz Oliveira.

Segundo o Conselho, a Conferência Nacional continua suspensa até a contenção do vírus: “Iremos reabrir os prazos das conferências municipais e a estadual; já a nacional continua suspensa até o momento. Estamos estudando o melhor jeito e momento para realizá-las”, explicou o vice-presidente Marcus Barão.

Os gestores ainda discutiram o papel do jovem na contenção da propagação da Covid-19 e ressaltaram a importância de uma comunicação direta com esse público, além das ações que poderão ser realizadas em suporte aos jovens no período posterior à pandemia.

“Temos trabalhado a importância do jovem seguir o isolamento social; muitas vezes ele não apresenta sintomas, mas pode transmitir o vírus para a família e amigos. Ficar em casa é importante, e neste tempo o jovem deve se profissionalizar e estar preparado para o mercado de trabalho”, explicou o coordenador Luiz Oliveira.

A Coordenadoria Estadual de Juventude e o Conselho Nacional de Juventude seguirão em diálogo para estabelecer ações em conjunto para os jovens durante a pandemia e no período posterior.

Kethlyn Jesus