Secretaria de Desenvolvimento Regional disponibiliza plataforma exclusiva para consulta pública e envio de propostas da população 


A Secretaria de Desenvolvimento Regional – SDR colocou no ar nesta quarta-feira, 15/12, a plataforma digital do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de Jundiaí, para conhecimento e envio de propostas da população.

Disponível em https://auj.pdui.sp.gov.br, a plataforma permitirá a participação da população nas audiências públicas que serão realizadas no dia 21 de janeiro de 2022 às 14 horas, no link virtual ou endereço físico que será divulgado na própria plataforma.

Todo cidadão da região poderá acessar a plataforma e fazer uma proposta. É fácil e rápido. Basta preencher um formulário curto, com nome, cidade e e-mail de contato, escolher o tema de interesse entre as quatro temáticas disponíveis (planejamento territorial e uso do solo; meio ambiente, saneamento e recursos hídricos; desenvolvimento econômico e atendimento social; e transporte e sistema viário) e enviar a proposta.

A realização dos PDUIs para todas as regiões do estado conta com apoio técnico e logístico da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e é um desdobramento do Projeto de Regionalização do Estado de São Paulo, respaldado por estudo feito em parceria com a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade).

“Avançar olhando para o futuro é o que deseja o Governo do Estado com a realização dos PDUIs, iniciativa que integra o processo de regionalização que vive hoje o Estado de São Paulo”, ressalta o Secretário de Desenvolvimento Regional Marco Vinholi.

Os PDUIs são planos diretores dirigidos para regiões metropolitanas e aglomerações urbanas. É a ferramenta que faltava para ajudar a organizar a gestão dos interesses comuns dos municípios, compatibilizando os investimentos no que for considerada função pública de interesse comum, a exemplo do saneamento, do transporte e da habitação.

Nos últimos cinco meses, foram propostos cinco PDUIs de unidades regionais por equipes técnicas da Fipe − com participação dos poderes públicos estadual e municipais e de representantes da sociedade civil −, em cumprimento às exigências do Estatuto da Metrópole. A partir de janeiro próximo, uma versão preliminar do macrozoneamento regional e suas diretrizes serão levadas a consulta pública para que a sociedade possa opinar e acrescentar contribuições.

As sugestões do poder público e da sociedade civil serão divulgadas gradativamente nas plataformas. Essas proposições vão embasar a proposta final do Plano, que acompanha o Projeto de Lei (PL) que será enviado à Assembleia Legislativa.

Consulta pública: calendário e conteúdos

Durante a audiência pública serão apresentados os principais resultados dos levantamentos e análises dos dados sobre a região − realizados por equipes técnicas multidisciplinares.

Os documentos com esses resultados – chamados de panorama regional e diagnóstico – já estão disponíveis para consulta na plataforma digital da Região Metropolitana de Jundiaí. Eles traçam um amplo retrato da realidade regional, detalhando o que está bom e o que precisa melhorar. Outro documento importante é a proposta preliminar de macrozoneamento regional, que dá as diretrizes de ordenamento territorial, oferecendo as bases para a articulação entre os municípios.

O que é o PDUI

O Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) é um instrumento legal de planejamento e gestão metropolitana e regional, definido em 2015 pelo Estatuto da Metrópole (Lei Federal 13.089). Ele estabelece as diretrizes e aponta os meios necessários para orientar ações governamentais e da iniciativa privada em Regiões Metropolitanas (RMs) e Aglomerações Urbanas (AUs), no que se refere às funções públicas de interesse comum.  

Serviço

Região Metropolitana de Jundiaí
Audiência Pública agendada para 21 de janeiro de 2022 às 14 horas.
Horário e local serão anunciados na plataforma https://auj.pdui.sp.gov.br.