A Secretaria estadual de Desenvolvimento Regional investirá na infraestrutura de municípios com maior passivo social
A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional, através do Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento (FUMEFI), assinou nesta quarta-feira (18), 10 convênios com sete municípios da região Metropolitana de São Paulo. As cidades de Biritiba Mirim, Carapicuíba, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Juquitiba, Rio Grande da Serra e Mogi-Guaçu receberão R$ 41 milhões em recursos do Fundo para infraestrutura urbana.
O encontro aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e foi autorizado pelo Secretário Marco Vinholi, que também é Presidente do Conselho de Orientação do FUMEFI e assinou os contratos nesta nova etapa de liberação de recursos do Fundo.
“A primeira medida ao assumirmos a Secretaria foi rever o orçamento. Foram identificados convênios antigos sem empenho, com restos a pagar e com obras em andamento, além de novos convênios assinados, sem previsão orçamentária. O foco da atual gestão foi garantir recursos para as obras em andamento, que eram convênios mais antigos. Os recursos de 2019 foram sendo utilizados para arcar com despesas do passado. E com as finanças em ordem estamos investindo nos municípios”, explicou o Secretário Marco Vinholi.
Serão contempladas importantes obras de infraestrutura em áreas de interesse comum da Região Metropolitana, característica obrigatória na aprovação dos projetos a serem executados. Entre as intervenções envolve a recuperação da malha viária, corredores de passagem de transporte coletivo, complementação transposição de via férrea, aquisição de equipamentos para viabilização de serviços, construção de terminal rodoviário municipal e reforma de ginásio de esportes e são itens prioritários, propostos pelas próprias prefeituras beneficiárias, que busquem melhorar a qualidade de vida de seus munícipes e da região como um todo.
Confira detalhes dos convênios assinados
BIRITIBA MIRIM
615.051,71 destinados a Pavimentação e Drenagem em Vias do Município
CARAPICUÍBA
- 14.479.882,17 destinados a Construção de Passagem de Nível do Sistema Viário M. Covas e Construção do Boulevard de Interligação do Calçadão à Fatec/Etec – 3ª Etapa – complemento.
- 8.102.953,80 destinados a Melhorias e Adequações no Viário do Centro do Município
- 4.889.920,55 destinados a Reformulação e Reurbanização do Sistema Viário do Jandaia
EMBU-GUAÇU
- 469.548,92 destinados a Reforma do Ginásio Central de Esporte
FERRAZ DE VASCONCELOS
- 3.819.074,70 destinados a Revitalização do Sistema Viário
- 1.305.366,08 destinados a Aquisição de Equipamentos
ITAQUAQUECETUBA
- 5.350.492,24 destinados a Implantação de Rotatória na Estrada Mário Covas Júnior
JUQUITIBA
- 689.582,57 destinados a Pavimentação e Serviços Complementares na Estrada do Caulim
RIO GRANDE DA SERRA
- 1.715.531,26 destinados a Construção de Terminal Rodoviário Municipal
Kethlyn Jesus