Autoridades estaduais anunciarão ações de promoção da equidade racial no estado

O Centro de Equidade Racial, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), promoverá neste sábado (13), o “Fórum SP Afro Brasil 2021”. O evento realizado no Memorial da América Latina contará com a participação de autoridades estaduais, Prefeitos e sociedade civil para juntos debaterem ações em promoção da equidade racial em São Paulo.

“O Governo do Estado trabalha pela valorização das iniciativas da população afrodescendente em nosso estado, propósito que tem sido um dos pilares de nosso trabalho. O Fórum SP Afro Brasil 2021 reunirá gestores estaduais, municipais, associações e a sociedade civil para que, juntos, possamos repensar e propor novas políticas públicas de emancipação da população afrodescendente”, afirma o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

O Fórum SP Afro Brasil 2021 tem como propósito dialogar com os municípios, conectar ações e propor novos caminhos para o desenvolvimento regional e socioeconômico de cultura afro-brasileira; o enfrentamento ao racismo religioso, institucional e estrutural; o fomento ao afroempreendedorismo e a implantação de políticas públicas de promoção a equidade racial no estado de São Paulo.

“O evento será realizado na primeira quinzena de novembro, mês em que celebramos o novembro negro, que servirá como base para os municípios presentes nortearem suas ações em curto e médio prazos para, além da conscientização necessária, possamos fortalecer a luta pelo respeito integral e a legitimidade cultural como forma de resistência da população negra paulista”, frisa Ivan Lima, Secretário Executivo do Centro de Equidade Racial.

Estarão presentes ao evento Prefeituras, conselhos municipais, órgãos de promoção da equidade racial, coletivos, ONGs, associações e a sociedade civil. A programação contará com a participação de autoridades estaduais, municipais e a apresentação de temas de interesse de toda a população, como: palestra sobre as religiões de matriz africana; painel sobre empreendedorismo afro; apresentações artísticas (canções, poemas); desfile de moda e beleza afro; roda de samba, além do anúncio da nova iniciativa do Governo de São Paulo. Durante o evento serão servidos café da manhã, almoço e lanche da tarde, todos gratuitos.

O Fórum será realizado pelo Centro de Equidade Racial da SDR, em parceria com a Coordenação Estadual de Políticas para População Negra e Indígena, e o Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de São Paulo.

Para participar do evento basta se inscrever por meio do site https://tinyurl.com/7vu2bbre. Será obrigatório o uso de máscara e apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19. O comprovante poderá ser apresentado por aplicativo de celular, o E-saúde ou Conect SUS, ou impresso.

Confira as atividades do Fórum SP Afro Brasil:

Políticas Públicas

Painéis de Perspectivas e Desafios:

Apresentação Artística e Cultural:

Kethlyn Jesus e Anna Paula Mendes

E-mail