Investimento em três novas unidades totaliza R$ 2,2 milhões e beneficiará jovens locais
O Governo do Estado segue executando ações voltadas aos jovens paulistas. Nesta segunda-feira (26/7), o Vice-Governador e Secretário de Governo Rodrigo Garcia autorizou a instalação de três Casas da Juventude na região de Barretos. Os municípios de Barretos, Bebedouro e Olímpia serão contemplados com as unidades após formalização de convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), em um investimento que chega à R$ 2,2 milhões. O anuncio foi feito durante passagem de comitiva estadual pela região.
“Mais um anúncio importante para a juventude paulista: a Casa da Juventude está chegando à região de Barretos. As unidades irão auxiliar e capacitar os jovens locais, dando um impulso no desenvolvimento dos municípios beneficiados. São Paulo segue olhando para os jovens”, afirmou o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.
A Casa da Juventude contará com espaços multiuso de apoio ao público jovem que está iniciando a vida profissional. Os ambientes terão ações de incentivo à qualificação, empreendedorismo, busca de oportunidades de emprego e renda, e área de trabalho colaborativo, estimulando a criação de novos projetos e negócios entre o público juvenil.
O projeto é administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional, por meio da Subsecretaria da Juventude, e em parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Econômico; Cultura e Economia Criativa; e Habitação, por meio da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano). A SDR fará a articulação com as Prefeituras e formalizará os convênios para a construção dos espaços.
“É o Governo do Estado trabalhando em prol dos jovens. O sentimento é de muita alegria com este anúncio de hoje. Seguimos ampliando as chances de mercado, emprego e negócios da juventude paulista”, pontuou o Subsecretário da Juventude, Luiz Oliveira.
Vale lembrar que, obrigatoriamente, os municípios devem possuir um Conselho Municipal da Juventude e ter população inferior a 150 mil habitantes para se tornarem aptos à receberem unidades da Casa da Juventude.
Às Prefeituras cabe indicar os terrenos, sendo também responsáveis pela aquisição de móveis e demais equipamentos. O Governo do Estado financiará edifícios com área construída de 240m², em estrutura metálica e alvenaria. O prazo médio para a entrega de cada unidade é de oito meses.
Agora, a SDR aguarda as Prefeituras de Barretos, Bebedouro e Olímpia encaminharem os projetos executivos das obras e demais documentos necessários para celebração dos convênios.
Pedro Henrique Rosa