Governo de SP anuncia novas medidas restritivas

Restrição de circulação em todo o território paulista vale entre 23h e 5h, de 26 de fevereiro a 14 março

Por conta do recorde de internações hospitalares causadas pela pandemia de Covid-19, com mais de 6500 internados em leitos intensivos no território paulista, e por expressa recomendação do Centro de Contingência do coravírus, o Governo do Estado decreta, a partir desta sexta (26), toque de restrição de circulação em todo o território paulista, entre 23h e 5h. A medida vale de 26 de fevereiro a 14 março. A decisão foi anunciada na coletiva de imprensa de hoje (24), no Palácio dos Bandeirantes.

O objetivo é reduzir a transmissibilidade da doença, impedindo aglomerações e reuniões neste horário, evitando assim festas clandestinas e outras, que é onde ocorre principalmente a transmissão do vírus. Força tarefa está mobilizada para fiscalizar as medidas, incluindo a Polícia Militar, os centros de vigilância sanitária municipais e estadual e o Procon. Serviços essenciais como postos de combustível, farmácias e mercados, seguem funcionando normalmente. O transporte público não será interrompido.

Houve aumento expressivo de 9,1% nas novas internações por Covid em todo o estado, da semana epidemiológica anterior para a atual. Em dez dias, a ocupação de leitos de UTI no estado registrou incremento de 660 leitos; a este ritmo, em três semanas, os leitos intensivos no estado estariam todos ocupados. Este é o terceiro dia consecutivo de incremento destes números, com mais de cem pessoas ao dia admitidas em UTIs.

“A restrição estabelecida é fundamentalmente para evitar eventos e situações onde pessoas participam de aglomerações desnecessárias, multiplicam a contaminação e ampliam a possibilidade de óbitos”, declarou o Governador João Doria. “Hoje, nós estamos pagando um preço caro. Vidas se perderam e estão sendo perdidas em função de aglomerações”, acrescentou.

As médias diárias de internações em leitos intensivos e enfermarias causadas pela Covid atingiram 1.574 pessoas em todas as regiões do estado. A taxa de ocupação de leitos de UTI no estado está hoje em 69%. Em óbitos, houve queda de 12% entre a semana epidemiológica anterior e a atual.

Tags: , , ,