Obra será concluída por meio de convênio firmado entre a Secretaria de Desenvolvimento Regional e a Prefeitura

O Governador Rodrigo Garcia anunciou neste sábado (7), a retomada de obras do Viário Central, em Carapicuíba. A obra inclui passagem em nível da Avenida Deputado Emílio Carlos, com integração ao Terminal Metropolitano Intermunicipal. O investimento será de R$ 15 milhões por meio de convênio firmado com a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), e R$ 5,8 milhões de contrapartida municipal.

“O estado de São Paulo sabe fazer da diversidade uma grande união e é por isso que temos o melhor estado do Brasil, o estado que ainda tem muita coisa pra fazer. O grande desafio de ser governador de São Paulo não é tomar a decisão que tomamos todo dia, é talvez manter São Paulo unido, porque essa é a grande razão da gente ser o que a gente é, o estado que acolheu todo mundo que veio de vários lugares do Brasil, que sabe respeitar suas diferenças e sabe que a união faz a nossa força”, disse Rodrigo Garcia.

O novo convênio firmado entre a SDR e a Prefeitura contempla a construção de passagem em nível da Avenida Deputado Emílio Carlos, com integração ao Terminal Metropolitano Intermunicipal. A intenção também visa a construção de muros de contenção, alargamento da Rua Diógenes Ribeiro de Lima, pavimentações, recapeamento, construção de um centro comercial para realocação dos camelôs que atualmente se encontram na Rua Diógenes Ribeiro de Lima, sinalização, calçadas, reformulação da geometria da Praça das Bandeira e dos canteiros.

As obras beneficiarão diretamente uma população de aproximadamente 1 milhão de pessoas que diariamente utilizam os serviços de transporte público e o viário para se locomover na região metropolitana de São Paulo. A previsão é da geração de aproximadamente 400 empregos diretos e indiretos.

Em junho de 2021 o Governo de SP concluiu obras de melhorias e adequações no Viário Central. O montante de R$ 3,1 milhões foi investido por meio do Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento (FUMEFI), vinculado a SDR.

Investimentos em infraestrutura urbana e Fumefi

Desde 2019, o Governo de São Paulo já garantiu R$ 32,8 milhões para melhoria da infraestrutura urbana no município de Carapicuíba somente por meio do FUMEFI.

Foram repassados R$ 3,4 milhões para reurbanização do Parque dos Paturis; R$ 4,3 milhões para Construção de prédio para implementação do PMAT (2ª etapa), R$ 1,8 milhão para 3ª etapa da construção de passagem de nível do Sistema Viário Mário Covas e Construção do Boulevard de Interligação do Calçadão à Fatec/Etec; R$ 3,1 milhões para melhores e adequações no Viário Central e R$ R$ 4,7 milhões para reformulação e reurbanização do sistema viário do Jandira. Estão sendo investidos R$ 9,2 milhões para interligação, reforma, ampliação e modernização da Estação de Trens da CPTM e R$ 6 milhões para duplicação da Avenida Antônio Faustino dos Santos.

Entre convênios firmados com a Secretaria de Desenvolvimento Regional o investimento no município é superior a R$ 35 milhões destinados a diversas obras de infraestrutura urbana.

Por: Kethlyn Jesus