Há um ano, Estado criou a Subsecretaria da Juventude com o objetivo de alavancar as tratativas para o público

No dia em que se é comemorado o Dia Internacional da Juventude, o Governo de São Paulo celebrou as conquistas para a mocidade paulista. Nesta quinta-feira (12), o Governador João Doria, o Vice-Governador e Secretário de Governo, Rodrigo Garcia; os Secretários de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi; Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen; Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa celebraram um ano de criação da Subsecretaria da Juventude e anunciaram importantes investimentos para a carreira profissional dos jovens paulistas.

“O Brasil é um país jovem, ainda é um país da juventude e essa juventude precisa resgatar, primeiro, e mais do que nunca, a vontade de gostar do Brasil e ter orgulho do Brasil”, disse Doria

O Dia Internacional da Juventude, comemorado em 12 de agosto foi criado em 1999 pela Organização das Nacionais Unidas (ONU) como uma celebração do papel essencial dos jovens na mudança e conscientização dos desafios e problemas enfrentados pelo grupo.

Em São Paulo, o grupo é prioridade e tem conquistado protagonismo na atual gestão. Em fevereiro de 2020, o Governo do Estado transferiu da Secretaria de Esportes para a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), o Conselho Estadual da Juventude e a Coordenadoria da Juventude. Com o objetivo de elevar o tratamento da temática, fortalecendo a gestão das políticas públicas e fomento a interlocução institucional com a juventude, em 12 de agosto de 2020 criou-se a Subsecretaria da Juventude.

“Na SDR às ações passaram a ser regionalizadas e criamos mecanismos para implementar ações aos jovens. Temos como característica da Pasta a interlocução intersetorial com as demais Secretarias, facilitando as políticas públicas para os nossos jovens paulistas”, comentou o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

Durante a celebração, o Governador João Doria lançou o “Programa Negócio Próprio” das Secretarias de Desenvolvimento Regional e Justiça e Cidadania que oferecerá curso de Educação Empreendedora para 50 adolescentes, internados em oito centros socioeducativos da Fundação CASA na capital, interior e litoral paulista, por meio de parceria firmada com a Agência de Fomento Social Besouro.

O diferencial desta formação é de ser composta por duas fases: uma teórica, concentrada em uma semana, e uma prática, com a incubação de um projeto empreendedor, com tutoria, para que seja implementado.

“Queremos que esses jovens saiam da internação já com a perspectiva de ter um projeto elaborado para, caso queiram, construam o seu próprio negócio”, explica o secretário da Justiça, Fernando José da Costa.

Os jovens, de ambos os sexos, possuem idade mínima de 15 anos, cursam o Ensino Médio e que já possuíam desejo em empreender. A maioria possui perspectiva de desinternação em até quatro meses após começar o curso, cujo início está previsto para meados de setembro.

“O curso auxilia a juventude a tornar realidade o sonho de ter o próprio negócio. Sem ônus ao Estado, ainda vai oferecer apoio aos alunos após o curso, garantindo a eficácia da parceria”, comenta o Subsecretário da Juventude, Luiz Oliveira.”

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Secretaria de Educação, anunciou que disponibilizará bolsa-auxílio de R$ 150 mensais durante quatro meses (até R$ 600 ao todo) a estudantes de ensino médio da rede pública estadual de 14 a 24 anos matriculados no Novotec Expresso. O programa Novotec Expresso está com inscrições abertas para cursos de qualificação profissional neste segundo semestre. No total, são 37,8 mil vagas para 28 cursos diferentes. As inscrições podem ser feitas pelo site www.novotec.sp.gov.br até domingo (15).

Mais uma novidade é a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) com a Startup Digital Innovation One, que ofertará para os jovens paulistas 25 mil bolsas para cursos nas áreas da inovação e tecnologia.

O curso é voltado a jovens interessados em iniciar a carreira no mercado de tecnologia, e para os que já atuam na área e gostariam de desenvolver habilidades mais avançadas. As inscrições podem ser realizadas a partir do dia 17 de agosto através do site: http://www.cursosviarapida.sp.gov.br/trilhas-sp-tech.

Os estudantes terão acessos ilimitado à plataforma, e poderão realizar todos os 18 bootcamps de formação intensiva, que contam com mais de 1.563 horas de formação. A cada programa de formação concluído pelo aluno na DIO, um certificado é gerado e seu perfil estará disponível na plataforma de contratação dos parceiros da startup.

“Há um ano anunciamos a criação da Subsecretaria da Juventude que trouxe excelentes iniciativas para o grupo, agora anunciamos mais investimentos. Com a pandemia vimos jovens perderem o emprego, e vamos capacitá-los para que consigam novas oportunidades e possam inclusive abrir seu próprio negócio. É dia de celebrar aqueles que são o futuro de São Paulo”, finalizou o Secretário Vinholi.

Kethlyn Jesus