Início das obras do Hospital Regional de Divinolândia também foi autorizado pelo Estado

Em agenda na cidade de Aguaí, na Região Administrativa de Campinas, neste sábado (12/02/22), o Governador João Doria inaugurou um Centro de Esportivo e autorizou recursos de infraestrutura urbana para o município. Ele também assinou a ordem de serviço para o início das obras no Hospital Regional de Divinolândia.

“Com a inauguração de hoje, Aguaí conta com um Complexo Esportivo de qualidade, com quadras, piscinas, campos de futebol e espaços de lazer para a população do município. Trabalhamos para impulsionar a infraestrutura urbana das cidades e atender as demandas municipais. É um grande dia para Aguaí”, afirmou o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

Doria entregou as obras de reforma e adaptação do Centro de Esporte e Lazer do Trabalhador Aguaiano (CELTRA). As intervenções e os recursos utilizados no local foram possíveis por meio de convênio firmado entre a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) e a Prefeitura de Aguaí, no valor de R$ 543 mil, sendo R$ 500 mil do Estado e R$ 43 mil de contrapartida municipal.

Foram realizadas ações no local como adequações e reparos nas piscinas de biribol e na piscina principal, reparos na quadra externa para a prática de futsal e handebol, construção de uma quadra de basquete 3×3 e uma quadra de areia, cobertura, pintura e reforma na infraestrutura do ginásio de esportes, reformas no Estádio Dr. Leonardo Guaranha que integra o complexo – arquibancadas pintadas e numeradas e vestiários reformados, além da implantação de uma nova iluminação LED no local.

Hospital Regional de Divinolândia

O Governador autorizou ainda R$ 1,6 milhão para obras de reforma e adaptação do Hospital Regional de Divinolândia. O valor será repassado por meio convênio entre a SDR e o Consórcio de Desenvolvimento da Região de Governo de São João da Boa Vista (Conderg), responsável pela administração do prédio.

Verba para infraestrutura urbana

Doria também autorizou a SDR a formalizar convênio de infraestrutura urbana com a cidade de Aguaí. Serão R$ 790 mil para a construção de uma Casa da Juventude – projeto coordenado pela SDR que busca ajudar jovens paulistas na busca por oportunidades de emprego e renda, com ações voltadas para a qualificação profissional, economia criativa, empreendedorismo e convivência.

Para a celebração do convênio e início das obras, o Desenvolvimento Regional aguarda a Prefeitura de Aguaí encaminhar o projeto executivo e a documentação necessária.

Como funcionam os convênios

Depois de apresentadas as propostas pelos prefeitos e gestores municipais ou as autorizações deliberadas pelo Governo do Estado, os municípios devem indicar projetos executivos para análise técnica da Secretaria de Desenvolvimento Regional. A cada etapa, há procedimentos e exigências de documentação a serem cumpridos pelas prefeituras e entidades beneficiadas.

Os prazos e datas para pagamentos dos convênios, bem como sua liquidação total, variam de acordo com a data de assinatura, fluxo das obras e prestação de contas dos municípios. Além disso, há convênios que são divididos em parcelas, de acordo com a indicação do projeto municipal.

Por: Pedro Henrique Rosa