SDR libera recursos para infraestrutura e equipamentos de saúde nas Regiões Central e de São José do Rio Preto; SP+Consórcios autoriza equipamento para reciclagem de entulho

Em agenda nas Regiões de São José do Rio Preto e Central, nesta quinta-feira (28/10), o Governador em exercício, Carlão Pignatari, anunciou diversos investimentos para Prefeituras locais. Ao todo, os recursos chegam a R$ 6,2 milhões.

Carlão Pignatari autorizou a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) a formalizar convênios com as Prefeituras de Descalvado, Itápolis, Olímpia e com o Consórcio Intermunicipal do Centro do Estado de São Paulo.

Descalvado será contemplada com R$ 350 mil para aquisição de um caminhão coletor de lixo e R$ 1 milhão para implantação de sistema de iluminação LED. No município de Ibitinga, o Consórcio Intermunicipal do Centro do Estado de São Paulo foi beneficiado com R$ 1,5 milhão para aquisição de triturador de resíduos em usina de reciclagem de material de construção, no contexto do programa SP+Consórcios.

O programa da SDR estimula a formação de parcerias para ações empreendedoras consorciadas, incentivando e fortalecendo os consórcios públicos. A Pasta ouviu a maioria das uniões municipais e suas principais demandas para oferecer soluções de problemas conjuntos às instituições que aderiram ao SP+Consórcios.

O triturador de resíduos para usina de reciclagem de material de construção, a Usina Móvel de Resíduos da Construção Civil, soluciona o problema de espaço com entulho, pois os municípios possuem dificuldade de armazená-lo. “Essa usina móvel tem a função de triturar todo o entulho, transformando-o em brita e a prefeitura a utiliza em suas estradas de terra. Solução de um grande problema,” explica Rafael Goffi, coordenador do programa. “O equipamento permite que as 15 cidades do consórcio solucionem essa questão em conjunto, com o rodízio do equipamento e o fim dos entulhos nas cidades,” completou.

Para formalizar os convênios, a SDR aguarda as Prefeituras beneficiadas encaminharem projetos executivos das obras e demais documentos necessários.

QUALIVIDA

No âmbito do programa Qualivida, o Governador em exercício autorizou a formalização de convênios entre a SDR e as Prefeituras de Descalvado, Itápolis e Olímpia para construção de centros de saúde e de multiuso nas cidades.

Descalvado receberá R$ 1 milhão para construção de um Centro de Saúde, com a proposta de implementar um Centro de Atenção Psicossocial (CAPs). Itápolis será beneficiada com R$ 835 mil para construção de outro Centro de Saúde. Já Olímpia receberá duas unidades, sendo R$ 835 para construção de um Centro de Saúde e R$ 765 mil para construção de um Centro de Múltiplo Uso. O investimento estadual, por meio do programa, será de R$ 3,4 milhões.

O Programa Qualivida levará aos municípios paulistas Centros de Saúde e equipamentos de Qualidade de Vida a serem formalizados por convênios com a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR). As Prefeituras indicarão os terrenos e serão responsáveis pela aquisição de móveis e demais equipamentos necessários. O Estado financiará os prédios. O investimento total do programa, as condições e o formato final serão anunciados oportunamente.