Governo do Estado de SP realiza posse dos Conselheiros Estaduais da Juventude

Secretaria de Desenvolvimento Regional

Jovens iniciaram os trabalhos com atividades ligadas às políticas públicas para a juventude

O Governo do Estado de São Paulo, realizou nesta segunda-feira (09), no Palácio dos Bandeirantes, cerimônia de posse dos membros do Conselho Estadual da Juventude. Na ocasião, o Governador João Doria, o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi e o Subsecretário da Juventude, Luiz Oliveira entregaram aos Conselheiros presentes o certificado de posse dando início ao exercício do mandato de dois anos.

“Essa é a primeira vez que um Conselho Estadual da Juventude é implementado no Estado de São Paulo. Esse Conselho passa a ter uma grande responsabilidade, não seja apenas pra ter um título, mas para agir, reagir e ter um conjunto de tarefas no âmbito do Estado de São Paulo”, afirma o Governador João Doria.

Criado pelo artigo 1º do Decreto nº 25.588 de 28 de julho de 1986 e regido pelo Decreto nº 42.487 de 10 de novembro de 1997, o Conselho Estadual da Juventude foi reativado a partir da Lei nº 16.779 de 22 de junho de 2018, estabelecida pelo projeto de Lei nº 205, de 2017, de autoria do então Deputado Estadual Marco Vinholi.

O Conselho Estadual da Juventude é composto por 24 membros, sendo doze representantes da sociedade civil. O processo de eleição teve início em 17 de setembro com a abertura do edital de chamamento público. As inscrições destinadas a jovens de 18 a 29 anos teve início em 21 de setembro e terminou em 16 de outubro. A votação foi realizada em 5 de novembro. Mais de 5 mil jovens paulistas de 16 a 29 anos votaram no seu representante.

“Esse é primeiro Conselho da Juventude no Estado de São Paulo. Os jovens paulistas agora têm participação e voz ativa na construção de políticas públicas. Temos aqui representantes de diversas áreas que a nossa juventude tem se empenhado, e é fundamental continuarmos trabalhando juntos para mudar a sociedade”, reitera o Secretário da SDR, Marco Vinholi.

Foram eleitos oito jovens Conselheiros e cinco Suplentes pelo Grupo I – Dirigentes de entidades do terceiro setor ligadas à questão da juventude, atuantes nas áreas de educação e movimento estudantil; trabalho, emprego e geração de renda; esporte e lazer; saúde e qualidade de vida; meio ambiente; diversidade religiosa, racial, étnica, sexual e de gênero; deficiência e mobilidade reduzida e cultura.

As áreas de trabalho, emprego e geração de renda; diversidade religiosa, racial, étnica, sexual e de gênero; e cultura não elegeram conselheiros suplentes, sendo assim, a SDR realizará em breve uma nova eleição para preencher as vagas restantes.

Outros quatro Conselheiros e quatro Suplentes foram eleitos pelo Grupo II – Representantes de organizações e movimentos de juventude, não constituídas juridicamente, com sede no estado de São Paulo, pelo menos 1 ano de funcionamento e que tenham comprovado atuação na mobilização, organização, promoção, defesa ou garantia dos direitos relativos à temática.

“A Subsecretaria da Juventude foi criada com a missão de dialogar e ouvir cada um dos jovens paulistas. Temos dialogado com jovens de diferentes classes, diferentes etnias e a diversidade é a bandeira desse Conselho”, conclui o Subsecretário da Juventude, Luiz Oliveira.

Outros doze membros ligados as seguintes Secretarias Estaduais compõem o Conselho: Desenvolvimento Regional (2 membros, sendo a cadeira de Presidente ocupada pelo Subsecretário da Juventude, Luiz Oliveira); Casa Civil; Governo; Cultura e Economia Criativa; Desenvolvimento Econômico; Desenvolvimento Social. Educação, Esportes; Justiça e Cidadania. Saúde e Segurança Pública.

Primeiras atividades

Em parceria com a Fundação Escola de Sociologia de São Paulo (FESPSP), desde o início da manhã desta segunda-feira (09), os Conselheiros Estaduais da Juventude participaram de atividades no Palácio dos Bandeirantes relacionadas a políticas públicas para juventude e o papel do Conselheiro nessa construção.

Os conselheiros assistiram a uma palestra sobre o “Papel do Conselho Estadual da Juventude na Política Pública”. Ainda fizeram atividade sobre visão ampliada da Política Pública de Juventude e atribuições do Conselho Estadual da Juventude. Lá, os jovens que trazem para o conselho diversos municípios e áreas de atuação, puderam compartilhar suas experiências e propor ideias para o regime do Conselho.

Ao final da cerimônia de posse, realizada no fim da tarde, os Conselheiros receberam um diploma emitido pela FESPSP, pela participação nas atividades.

Kethlyn Jesus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PROGRAMAÇÃO – 1º SEMINÁRIO DE GESTÃO PÚBLICA

8h: Recepção – Credenciamento

9h: Abertura oficial – Vídeo ações do Governo de São
Paulo

9h10: BLOCO 1 – Desafios da Gestão Pública

• Marco Vinholi – Governo Municipalista;
• Henrique Meirelles – Economia e Finanças Públicas;

10h10: BLOCO 1 – Falas – Prefeitos e Parlamentares


10h40: BLOCO 2 – Soluções e inovações da
Gestão Pública

• Rodrigo Garcia – Diretrizes do Novo Governo;
• João Doria – Gestão Pública e Inovação Digital;

12h: BLOCO 2 – Anúncio – Liberação de recursos – Assinatura de
Autorizo Digital.

T