Governo do Estado de SP realiza posse dos Conselheiros Estaduais da Juventude

Jovens iniciaram os trabalhos com atividades ligadas às políticas públicas para a juventude

O Governo do Estado de São Paulo, realizou nesta segunda-feira (09), no Palácio dos Bandeirantes, cerimônia de posse dos membros do Conselho Estadual da Juventude. Na ocasião, o Governador João Doria, o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi e o Subsecretário da Juventude, Luiz Oliveira entregaram aos Conselheiros presentes o certificado de posse dando início ao exercício do mandato de dois anos.

“Essa é a primeira vez que um Conselho Estadual da Juventude é implementado no Estado de São Paulo. Esse Conselho passa a ter uma grande responsabilidade, não seja apenas pra ter um título, mas para agir, reagir e ter um conjunto de tarefas no âmbito do Estado de São Paulo”, afirma o Governador João Doria.

Criado pelo artigo 1º do Decreto nº 25.588 de 28 de julho de 1986 e regido pelo Decreto nº 42.487 de 10 de novembro de 1997, o Conselho Estadual da Juventude foi reativado a partir da Lei nº 16.779 de 22 de junho de 2018, estabelecida pelo projeto de Lei nº 205, de 2017, de autoria do então Deputado Estadual Marco Vinholi.

O Conselho Estadual da Juventude é composto por 24 membros, sendo doze representantes da sociedade civil. O processo de eleição teve início em 17 de setembro com a abertura do edital de chamamento público. As inscrições destinadas a jovens de 18 a 29 anos teve início em 21 de setembro e terminou em 16 de outubro. A votação foi realizada em 5 de novembro. Mais de 5 mil jovens paulistas de 16 a 29 anos votaram no seu representante.

“Esse é primeiro Conselho da Juventude no Estado de São Paulo. Os jovens paulistas agora têm participação e voz ativa na construção de políticas públicas. Temos aqui representantes de diversas áreas que a nossa juventude tem se empenhado, e é fundamental continuarmos trabalhando juntos para mudar a sociedade”, reitera o Secretário da SDR, Marco Vinholi.

Foram eleitos oito jovens Conselheiros e cinco Suplentes pelo Grupo I – Dirigentes de entidades do terceiro setor ligadas à questão da juventude, atuantes nas áreas de educação e movimento estudantil; trabalho, emprego e geração de renda; esporte e lazer; saúde e qualidade de vida; meio ambiente; diversidade religiosa, racial, étnica, sexual e de gênero; deficiência e mobilidade reduzida e cultura.

As áreas de trabalho, emprego e geração de renda; diversidade religiosa, racial, étnica, sexual e de gênero; e cultura não elegeram conselheiros suplentes, sendo assim, a SDR realizará em breve uma nova eleição para preencher as vagas restantes.

Outros quatro Conselheiros e quatro Suplentes foram eleitos pelo Grupo II – Representantes de organizações e movimentos de juventude, não constituídas juridicamente, com sede no estado de São Paulo, pelo menos 1 ano de funcionamento e que tenham comprovado atuação na mobilização, organização, promoção, defesa ou garantia dos direitos relativos à temática.

“A Subsecretaria da Juventude foi criada com a missão de dialogar e ouvir cada um dos jovens paulistas. Temos dialogado com jovens de diferentes classes, diferentes etnias e a diversidade é a bandeira desse Conselho”, conclui o Subsecretário da Juventude, Luiz Oliveira.

Outros doze membros ligados as seguintes Secretarias Estaduais compõem o Conselho: Desenvolvimento Regional (2 membros, sendo a cadeira de Presidente ocupada pelo Subsecretário da Juventude, Luiz Oliveira); Casa Civil; Governo; Cultura e Economia Criativa; Desenvolvimento Econômico; Desenvolvimento Social. Educação, Esportes; Justiça e Cidadania. Saúde e Segurança Pública.

Primeiras atividades

Em parceria com a Fundação Escola de Sociologia de São Paulo (FESPSP), desde o início da manhã desta segunda-feira (09), os Conselheiros Estaduais da Juventude participaram de atividades no Palácio dos Bandeirantes relacionadas a políticas públicas para juventude e o papel do Conselheiro nessa construção.

Os conselheiros assistiram a uma palestra sobre o “Papel do Conselho Estadual da Juventude na Política Pública”. Ainda fizeram atividade sobre visão ampliada da Política Pública de Juventude e atribuições do Conselho Estadual da Juventude. Lá, os jovens que trazem para o conselho diversos municípios e áreas de atuação, puderam compartilhar suas experiências e propor ideias para o regime do Conselho.

Ao final da cerimônia de posse, realizada no fim da tarde, os Conselheiros receberam um diploma emitido pela FESPSP, pela participação nas atividades.

Kethlyn Jesus