Governo do Estado e Municípios intensificam fiscalização para cumprimento do Plano SP em todas as regiões

Secretaria de Desenvolvimento Regional

Desenvolvimento Regional anuncia ampliação do número de leitos para pacientes com Covid na região de Araraquara

Em coletiva de imprensa hoje (17) no Palácio dos Bandeirantes, o Governo do Estado anunciou a ampliação na disponibilização de leitos de UTI e de enfermaria em SP. Ao mesmo tempo, foi intensificado o processo de fiscalização, de responsabilidade municipal, com apoio do Estado,  contra o descumprimento das regras do Plano SP. De 12 a 16 de fevereiro, foram realizadas 6.900 inspeções e 200 autuações em todas as regiões do estado. 19 estabelecimentos foram fechados.

“Estamos ampliando o número de leitos e apertando a fiscalização ao lado dos Municípios para cumprimento do Plano SP”, afirmou o secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn.

A região de Araraquara recebeu  70 novos leitos na semana, e a região de Bauru, 96 novos leitos, tudo para garantir assistência médica a quem precisa, informou o Secretário Marco Vinholi.

Vinholi registrou o acerto do Plano SP, que reclassificou a região de Araraquara para a fase vermelha há duas semanas, quando os números regionais apontaram incremento de ocupação de leitos de UTI. “SP agiu imediatamente, em parceria com  a ação responsável da Prefeitura do município, para fazer face ao desafio do incremento no número de casos e de ocupação de leitos. Ao longo das duas semanas, abrimos mais leitos e enviamos respiradores para a região, e seguimos ampliando o número de leitos de forma intensa”, disse Vinholi.

Os Secretários estaduais de Desenvolvimento Regional e de Saúde visitaram ontem (16) os municípios de Araraquara e Jaú para reuniões de trabalho com os chefes dos Executivos municipais acerca das melhores medidas de enfrentamento da pandemia de Covid-19. Em Araraquara, os Secretários visitaram o Hospital de Campanha do município, onde anunciaram a implantação de 30 leitos na unidade, além de outros 30 leitos de enfermaria e 10 de Suporte Ventilatório Pulmonar (SVP) no Pronto Socorro municipal Melhado.

Em Jaú, inspecionaram as obras do Hospital de Campanha do Amaral Carvalho, que será entregue em 25 de fevereiro. No local, anunciaram a instalação de 29 novos leitos de enfermaria, 9 de UTI e 10 de SVP para a unidade. Na Santa Casa de Jaú, serão mais 30 leitos de enfermaria e 18 de UTI.

Em todo o estado, o índice de ocupação de eleitos de UTI é de 66,3%. São quase dois milhões de casos de Covid no estado até hoje. Quanto às internações, houve queda pela quinta semana consecutiva. Somente da semana passada para esta, registrou-se redução de 8% no total de internações.

Na entrevista coletiva, o Governador João Doria anunciou também a antecipação para o mês de agosto da entrega de mais 54 milhões de doses da vacina do Butantan. A oferta da carga adicional de imunizantes será finalizada em agosto, totalizando 100 milhões de vacinas produzidas em São Paulo para o Brasil. Nove em cada dez brasileiros, neste momento, estão sendo vacinados com a vacina do Butantan.

Até o momento da coletiva, 1,7 milhão de pessoas já haviam sido vacinadas contra o coronavírus no estado.

Tags: , , ,

PROGRAMAÇÃO – 1º SEMINÁRIO DE GESTÃO PÚBLICA

8h: Recepção – Credenciamento

9h: Abertura oficial – Vídeo ações do Governo de São
Paulo

9h10: BLOCO 1 – Desafios da Gestão Pública

• Marco Vinholi – Governo Municipalista;
• Henrique Meirelles – Economia e Finanças Públicas;

10h10: BLOCO 1 – Falas – Prefeitos e Parlamentares


10h40: BLOCO 2 – Soluções e inovações da
Gestão Pública

• Rodrigo Garcia – Diretrizes do Novo Governo;
• João Doria – Gestão Pública e Inovação Digital;

12h: BLOCO 2 – Anúncio – Liberação de recursos – Assinatura de
Autorizo Digital.

T