Desenvolvimento Regional contribuí para inclusão social ao contratar mão de obra do sistema penitenciário

Ao ofertar oportunidade de trabalho remunerado para presos, a Pasta contribui para sua recuperação social

A Secretaria de Desenvolvimento Regional contrata junto à FUNAP (Fundação Prof. Manoel Pedro Pimentel), órgão vinculado à Pasta de Administração Penitenciária, mão de obra de detentos do sistema prisional paulista.

Estes indivíduos executam na sede da Pasta, em São Paulo, capital, serviços diversos envolvendo manutenção, pintura, almoxarifado, protocolo, arquivamento, etc. O contrato contempla 10 presos trabalhadores que estão em regime semiaberto.

Mediante pesquisas de preços efetuadas junto a instituições como SINE- Site Nacional de Emprego, FIPE, Cadterc, Guia Trabalhista, a contratação se mostra vantajosa economicamente à Administração Pública.

“Esta é uma iniciativa de elevado interesse social, ela contribui para a socialização do indivíduo privado de liberdade, para a melhoria de suas condições de vida, além de trazer economia para o Estado”, afirma o secretário Marco Vinholi.

A FUNAP (Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel”) foi estabelecida pelo Governo do Estado em 1976, sendo vinculada à Secretaria da Administração Penitenciária, que tem sob sua responsabilidade aproximadamente 220 mil presos.

A missão da FUNAP é desenvolver programas sociais nas áreas da assistência jurídica, da educação, da cultura, da capacitação profissional e do trabalho para detentos do sistema prisional de São Paulo, para que eles possam desenvolver seus potenciais como cidadãos, contribuindo para sua inclusão social.