Representantes do Governo estadual discutem ações sustentáveis para o Vale do Ribeira

Publicado em e atualizado em 08/10/2019

A ideia é fazer um trabalho conjunto entre secretarias visando o desenvolvimento econômico na região

Autoridades do Governo de São Paulo se reuniram nesta terça-feira (13), no Palácio dos Bandeirantes, para discutir sugestões e criar soluções de desenvolvimento econômico sustentável para a região administrativa do Vale do Ribeira. As Pastas de Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Turismo e Agricultura e Abastecimento, além da Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP) participaram.

Os participantes debateram ações para reduzir e combater a pobreza na região, que tem o pior IDH do estado, uma grande distorção social e econômica, além de sofrer com fortes chuvas. O Governo planeja ações integradas, começando com projetos pilotos. Algumas das ideias que foram propostas são: a criação de um novo Bom Prato na região com um modelo diferente do tradicional; um novo Centro para Mulheres; novos programas sociais para as crianças e jovens; melhorar o programa Viva Leite; trabalhar fortemente a assistência social com moradores de rua que sofrem com alcoolismo e dependência de drogas.

O plano é dividir as ações em três etapas de curto, médio e longo prazo. Em curto prazo (seis meses) estão as medidas emergenciais e as ações articuladas e integradas entre Secretarias. Em médio prazo estão as medidas estruturadas em um único programa e ações estruturantes de baixa e média complexidade. E as de longo prazo ficam com as ações de alta complexidade.

Um dos públicos-alvo prioritários serão os pequenos agricultores e produtores, os povos tradicionais (ribeirinhos, quilombolas e indígenas), além de empresas e empreendedores, e a população em geral do Vale do Ribeira.

O Governo do Estado trabalha para efetivar uma mudança de cultura e diminuir a desigualdade da região, que tem municípios com realidades totalmente diferentes.

Estiveram presentes na reunião Marco Vinholi (Secretário do Desenvolvimento Regional), Wilson Pedroso (Secretaria Particular), Nelson Luiz Baeta Neves Filho (Secretário executivo da Secretaria de Governo), Américo Ceiki Sakamoto (Secretário executivo do Desenvolvimento Econômico), Célia Parns (Secretária do Desenvolvimento Social), Vinícius Lummertz (Secretário do Turismo), Gustavo Diniz (Secretário de Agricultura e Abastecimento) e Nelson de Souza (presidente da Desenvolve SP).

Tags: , ,