Vale do Futuro avança com novas ações de impacto do Governo de São Paulo

Publicado em

Plano de desenvolvimento do Vale do Ribeira inicia implantação de Escritório Regional, lança o programa Prospera e inaugura unidade do Empreenda Rápido, parceria da SDE com o Sebrae

O Governo de SP investe na consolidação do programa Vale do Futuro com ofertas de crédito ao empreendedor, implantação da unidade do “SP + Perto” na região e de estruturação do escritório regional, além de consulta pública para concessão do trecho rodoviário, entre outras iniciativas. A Secretaria de Desenvolvimento Regional reuniu-se com representantes e gestores do programa de todas as Pastas envolvidas, nesta sexta-feira (22). O programa dispõe de reuniões mensais com o “Grupo focal” para discutir próximos passos, ações e atualizações do que foi realizado.

Uma das ações citadas é o programa Empreenda Rápido, que oferece linhas de crédito a empresários locais. A primeira unidade do Empreenda Rápido na região foi inaugurada neste mês, no município de Registro. O programa é uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico com o Sebrae-SP e oferece o que o empreendedor precisa para abrir ou ampliar seu negócio.

No bojo do Vale do Futuro, também foi lançado neste mês o Programa Prospera. Trata-se de iniciativa inovadora que apoia a realização de sonhos de 4 mil jovens do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio da rede pública estadual. R$ 5 milhões serão aplicados nesta ação, que dará ao jovem a oportunidade de investir em projetos profissionais.

A SDR avança também na implantação da unidade de Registro do ‘’SP + Perto’’. Edifício de 4 mil metros quadrados abrigará postos de oito secretarias para atendimento a demandas de gestores municipais, empreendedores e população em geral.

Também foram disponibilizados aos empreendedores do Vale do Ribeira o “Chega Mais”, serviço da InvestSP para pequenas e médias empresas, além de cursos de qualificação profissional do Centro Paula Souza. Tais como azulejista, eletricista instalador residencial, maquiagem, técnica de vendas e desenhista projetista da construção civil.

Por intermédio das Secretarias de Desenvolvimento Regional e de Desenvolvimento Econômico, o Governo do Estado reúne essas iniciativas no bojo do programa Vale do Futuro, lançado pelo governador João Doria em outubro.

“O Vale do Futuro é o maior projeto social do Governo, ele visa resgatar uma dívida com as famílias da região. Estamos semeando, hoje, o Vale do Ribeira de amanhã”, afirmou o governador.

“O Vale do Futuro é uma grande esperança para o Vale do Ribeira, uma região de grande potencial de desenvolvimento”, avalia o secretário Marco Vinholi.