Vale do Futuro avança com novas ações de impacto do Governo de São Paulo

Secretaria de Desenvolvimento Regional

Publicado em

Plano de desenvolvimento do Vale do Ribeira inicia implantação de Escritório Regional, lança o programa Prospera e inaugura unidade do Empreenda Rápido, parceria da SDE com o Sebrae

O Governo de SP investe na consolidação do programa Vale do Futuro com ofertas de crédito ao empreendedor, implantação da unidade do “SP + Perto” na região e de estruturação do escritório regional, além de consulta pública para concessão do trecho rodoviário, entre outras iniciativas. A Secretaria de Desenvolvimento Regional reuniu-se com representantes e gestores do programa de todas as Pastas envolvidas, nesta sexta-feira (22). O programa dispõe de reuniões mensais com o “Grupo focal” para discutir próximos passos, ações e atualizações do que foi realizado.

Uma das ações citadas é o programa Empreenda Rápido, que oferece linhas de crédito a empresários locais. A primeira unidade do Empreenda Rápido na região foi inaugurada neste mês, no município de Registro. O programa é uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico com o Sebrae-SP e oferece o que o empreendedor precisa para abrir ou ampliar seu negócio.

No bojo do Vale do Futuro, também foi lançado neste mês o Programa Prospera. Trata-se de iniciativa inovadora que apoia a realização de sonhos de 4 mil jovens do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio da rede pública estadual. R$ 5 milhões serão aplicados nesta ação, que dará ao jovem a oportunidade de investir em projetos profissionais.

A SDR avança também na implantação da unidade de Registro do ‘’SP + Perto’’. Edifício de 4 mil metros quadrados abrigará postos de oito secretarias para atendimento a demandas de gestores municipais, empreendedores e população em geral.

Também foram disponibilizados aos empreendedores do Vale do Ribeira o “Chega Mais”, serviço da InvestSP para pequenas e médias empresas, além de cursos de qualificação profissional do Centro Paula Souza. Tais como azulejista, eletricista instalador residencial, maquiagem, técnica de vendas e desenhista projetista da construção civil.

Por intermédio das Secretarias de Desenvolvimento Regional e de Desenvolvimento Econômico, o Governo do Estado reúne essas iniciativas no bojo do programa Vale do Futuro, lançado pelo governador João Doria em outubro.

“O Vale do Futuro é o maior projeto social do Governo, ele visa resgatar uma dívida com as famílias da região. Estamos semeando, hoje, o Vale do Ribeira de amanhã”, afirmou o governador.

“O Vale do Futuro é uma grande esperança para o Vale do Ribeira, uma região de grande potencial de desenvolvimento”, avalia o secretário Marco Vinholi.

PROGRAMAÇÃO – 1º SEMINÁRIO DE GESTÃO PÚBLICA

8h: Recepção – Credenciamento

9h: Abertura oficial – Vídeo ações do Governo de São
Paulo

9h10: BLOCO 1 – Desafios da Gestão Pública

• Marco Vinholi – Governo Municipalista;
• Henrique Meirelles – Economia e Finanças Públicas;

10h10: BLOCO 1 – Falas – Prefeitos e Parlamentares


10h40: BLOCO 2 – Soluções e inovações da
Gestão Pública

• Rodrigo Garcia – Diretrizes do Novo Governo;
• João Doria – Gestão Pública e Inovação Digital;

12h: BLOCO 2 – Anúncio – Liberação de recursos – Assinatura de
Autorizo Digital.

T