Instituto Butantan já produziu um milhão de doses de vacina contra o coronavírus

Governo do Estado anunciará estudo clínico da vacina Coronavac ainda antes do Natal

Hoje (14), durante a 152ª coletiva de imprensa promovida pelo Governo do Estado sobre o enfrentamento da pandemia de coronavírus, o governador João Doria e os Secretários de Saúde, Jean Gorinchtyein, Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, Segurança, João Campos, do Diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, membros do Centro de Contingência Paulo Menezes, José Medina e João Gabbardo, além de Carlos Lula, presidente do Conass, Conselho Nacional dos secretários de Saúde do Brasil, abordaram as mais recentes iniciativas de saúde do Executivo paulista, em especial no que diz respeito à conclusão dos estudos de eficácia da vacina Coronavac do instituto Butantan e do laboratório chinês Sinovac.

O Governo do Estado anunciou na ocasião que o estudo clínico conclusivo da vacina contra o coronavírus será divulgado em 23 de dezembro, dando mais rapidez ao processo de certificação na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e órgãos internacionais de saúde.

O pedido de registro da vacina deve ser feito simultaneamente à apresentação do estudo conclusivo. A mesma solicitação será levada à instituição chinesa responsável pela regulação de medicamentos. A expectativa é obter o registro da vacina do Butantan até o final deste ano. O Plano Estadual de Imunização prevê início da campanha em 25 de janeiro, com a autorização da Anvisa ou de órgãos internacionais equivalentes, conforme previsto na legislação brasileira.

Desde a última quarta (6), o Butantan já produziu um milhão de doses do imunizante.

Na 51ª. semana epidemiológica do Plano SP, o Governo estadual pautou como prioritária a ampliação do número de leitos em enfermarias e UTIs na rede hospitalar paulista, bem como a redução na circulação de pessoas e, consequentemente, do vírus.

A área de vigilância sanitária também foi ampliada, intensificando a fiscalização. Só neste último fim de semana, houve 57 autuações, referentes a falta de máscaras faciais, aglomerações, distanciamento social, etc.

O Governo do Estado anunciou aumento de 4% no número de casos de Covid, de 5% em internações e de 9% em óbitos em relação à semana epidemiológica anterior. A taxa de ocupação de leitos de UTI é hoje de 59,8% em todo o estado.

Tags: , , ,