Durante Coletiva de Imprensa realizada na tarde desta 4ª feira (30/6), no Palácio dos Bandeirantes, Poder Executivo Paulista também anunciou que já vacinou mais de metade da população adulta do estado

Em Coletiva de Imprensa realizada no Palácio dos Bandeirantes nesta 4ª feira (30/6), o Governo de São Paulo compartilhou as informações mais recentes sobre o enfrentamento da pandemia do Novo Coronavírus no estado. Segundo o secretário de Desenvolvimento Regional, a diminuição no número de internações que se verificou na Grande São Paulo e na Baixada Santista também se reflete neste momento no interior do estado. De acordo com Marco Vinholi, a média de ocupação de leitos por Covid alcança atualmente 75%, com as cidades interioranas acompanhando esta tendência:

“O interior de São Paulo apresenta, hoje, queda nas internações por Covid, bem como no número de casos e de óbitos decorrentes da doença, acompanhando, assim, a evolução do estado como um todo. Neste momento, são apenas quatro as regiões com taxas de ocupação de leitos próximas dos 90%: São João da Boa Vista, Bauru, Marília e São José do Rio Preto”, complementou o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional.

Ainda segundo Vinholi, os recentes números refletem a média semanal, pois quando se analisa a taxa do dia, a redução se dá de forma mais pronunciada:

“Neste momento, o interior de São Paulo também vivencia uma queda nos números relacionados à pandemia”, acrescentou o chefe da pasta estadual de Desenvolvimento Regional.

São Paulo vacina mais da metade da população adulta do estado

Durante a Coletiva de Imprensa desta 4ª feira, o governador João Doria também adiantou que São Paulo já vacinou contra a Covid-19 mais da metade da população com 18 anos ou mais com, pelo menos, uma dose. O estado supera hoje a marca de 25 milhões de imunizantes aplicados:

“Os números representam o esforço, o planejamento, a estratégia e a logística de imunização do Governo de São Paulo. Devemos um agradecimento especial às secretárias e aos secretários de Saúde dos 645 municípios do estado e seus respectivos prefeitos e prefeitas pelo empenho e comprometimento”, afirmou o chefe do Executivo Paulista.

Até hoje, 18,7 milhões de pessoas com idade acima de 18 anos iniciaram o esquema vacinal contra o Novo Coronavírus, o que corresponde a 53% deste público. Além disso, 18% da população já receberam duas doses dos imunizantes que preveem esta estratégia, a exemplo das vacinas do Butantan, Fiocruz/Astrazeneca e Pfizer, ou tiveram aplicadas a vacina de dose única, como é o caso da Janssen:

“Quanto mais vacinas nós tivermos, melhor será a situação, menos fila teremos e a população pode ter acesso mais rapidamente à vacina contra a Covid-19”, destacou, na oportunidade, a coordenadora do Plano Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula.

A partir de hoje, o público na faixa etária de 40 a 42 anos passa a integrar a campanha, seguindo o cronograma de vacinação que prevê imunizar toda a população adulta do estado de São Paulo com, pelo menos, uma dose até meados de setembro.