Na 41ª semana epidemiológica, SP apresenta melhora nos indicadores de saúde

Secretaria de Desenvolvimento Regional

Publicado em

Queda foi de 17% no número de novos casos e de 6% na taxa de óbitos

O Governo do Estado anunciou em entrevista coletiva hoje (5), no Palácio dos Bandeirantes, redução de 17% do número de novos casos de Covid-19 e de 6% no número de óbitos. As taxas de ocupação em unidades de terapia intensiva continuam em queda em todo o estado, atingindo hoje 43,3%. Na RMSP os números são ainda mais positivos, 41,9% de ocupação. Mais de 880 mil pacientes já foram recuperados da doença.

As informações foram divulgadas durante a entrevista de hoje, conduzida pelo Governador João Doria e os Secretários de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, de Saúde, Jean Gorintcheyn, Educação, Rossieli Soares, Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, do coordenador do Centro de Contingência da Covid-19, José Medina, seu coordenador-executivo, João Gabbardo, além do Presidente do Instituto Butantã, Dimas Covas.

No evento, o Governador anunciou que SP atingiu o triste número de mais de um milhão de pessoas infectadas pelo coronavírus, mais exatamente 1.004.579. Foram 110 mil pessoas internadas que receberam alta até o dia de hoje. Um não menos impressionante número de mais de 880 mil pacientes se recuperaram da Covid e agora estão com saúde em suas casas.

O Secretário Marco Vinholi falou sobre a próxima reclassificação dos municípios segundo as regras estipuladas pelo Plano SP, marcada para sexta-feira “Nossos índices de saúde têm evoluído de forma constante no estado. Hoje registramos 43% de taxa de ocupação de leitos intensivos. Todos os indicadores de saúde, casos, internações e óbitos têm evoluído, mostrando que estamos no caminho correto.”

Ainda no transcurso da coletiva de imprensa, o Governador João Doria anunciou a retomada das obras na Linha 6-Laranja de Metrô. O investimento será de  R$ 15 bilhões, com geração de 9 mil empregos. É considerada hoje a maior obra de infraestrutura de todo o mundo. Quando for concluída, a Linha 6-Laranja atenderá diariamente mais de 600 mil passageiros, que terão mais agilidade e conforto no deslocamento entre a zona norte e o centro da capital.

A construção da Linha 6-Laranja teve início em janeiro de 2015 e, em 2 de setembro de 2016, por decisão unilateral, a concessionária informou a paralisação integral das obras civis. Então, o Governo do Estado declarou a caducidade da PPP. Em 2020, o grupo Acciona assumiu a construção, operação e manutenção da Linha 6-Laranja.

Na educação, o Governo anunciou o retorno opcional às aulas em 7 de outubro, para alunos do ensino médio e educação de jovens e adultos (EJA) na rede estadual de ensino. As aulas presenciais serão escalonadas e a volta está condicionada à devida autorização de cada um dos 645 prefeitos de SP, dado que os municípios têm autonomia para esta tomada de decisão.

Tags: , , , , , , ,

PROGRAMAÇÃO – 1º SEMINÁRIO DE GESTÃO PÚBLICA

8h: Recepção – Credenciamento

9h: Abertura oficial – Vídeo ações do Governo de São
Paulo

9h10: BLOCO 1 – Desafios da Gestão Pública

• Marco Vinholi – Governo Municipalista;
• Henrique Meirelles – Economia e Finanças Públicas;

10h10: BLOCO 1 – Falas – Prefeitos e Parlamentares


10h40: BLOCO 2 – Soluções e inovações da
Gestão Pública

• Rodrigo Garcia – Diretrizes do Novo Governo;
• João Doria – Gestão Pública e Inovação Digital;

12h: BLOCO 2 – Anúncio – Liberação de recursos – Assinatura de
Autorizo Digital.

T