Desenvolvimento Regional apresentou iniciativas da Pasta em desenvolvimento sustentável

No Dia da Terra, 22 de abril, o Governo do Estado apresentou, em transmissão ao vivo do Palácio dos Bandeirantes, suas diversas iniciativas, ações e projetos, envolvendo várias Secretarias, que mostram porque SP é o melhor destino para investimentos sustentáveis, de empresas nacionais e estrangeiras.

Ao lado do Governador João Doria e dos Secretários estaduais de Agricultura e Abastecimento, Desenvolvimento Econômico, e Infraestrutura e Meio Ambiente, o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, participou da live e apresentou iniciativas da Pasta, como os programas “Vale do Futuro” e “Pontal 2030″, assim como a nova lei do ICMS Ambiental.”

“Trabalhamos em parceria com os 645 municípios paulistas, com metodologias e programas inovadores, como o ‘’Vale do Futuro’’, que foca no desenvolvimento sustentável da região do Vale do Ribeira. Ou o ‘’Pontal 2030’’, iniciativa que acelera o desenvolvimento e implementa a qualidade de vida da população do Pontal do Paranapanema”, afirmou Vinholi.

Outra iniciativa governamental na área, implementada pelas Secretarias de Desenvolvimento Regional e de Infraestrutura e Meio Ambiente, foi o novo ICMS Ambiental. Esta lei visa incentivar os municípios paulistas a protegerem e incrementarem suas áreas verdes, parques, reservas florestais, nascentes, etc. O novo ICMS Ambiental reforçará o orçamento das Prefeituras de São Paulo com bom desempenho ambiental. Os valores da nova lei dobram o percentual de repasse aos Municípios e alcançam R$ 5 bilhões em 10 anos.

“A nova lei contribuirá igualmente para impulsionar a preservação ambiental e o desenvolvimento econômico em regiões vulneráveis do estado, como o Vale do Ribeira e o Alto do Paranapanema”, frisou Vinholi.

O Governador Doria enfatizou que com estas ações, “São Paulo evidencia seu cuidado e atenção com o futuro das novas gerações, não apenas de seus 645 municípios, mas do planeta, promovendo ações de proteção ao meio ambiente, ao mesmo tempo em que privilegia a economia e gera oportunidades de trabalho e renda para sua população”, afirmou Doria.

O evento em linha contou também com a participação dos Presidentes da Desenvolve SP, Nélson de Souza, e da Fapesp, Marco Zago, do Secretário-Executivo de Relações Internacionais, Afonso Massot, e do vice-presidente da Invest SP, Torquato Jardim.