Órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Regional promoveu cursos de capacitação e lançou a Casa da Juventude

O Governo do Estado de São Paulo celebrou nesta quinta-feira (12) o Dia Internacional da Juventude e um ano de criação da Subsecretaria da Juventude, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Regional. A cerimônia foi realizada no Palácio dos Bandeirantes e contou com a presença do Governador João Doria, do Vice-Governador e Secretário de Governo, Rodrigo Garcia, dos Secretários Estaduais de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi; Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen e da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa e do Subsecretário da Juventude, Luiz Oliveira.

Em São Paulo, a juventude é prioridade e tem conquistado protagonismo na atual gestão. Em fevereiro de 2020, o Governo do Estado transferiu da Secretaria de Esportes para a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), o Conselho Estadual da Juventude e a Coordenadoria da Juventude. Com o objetivo de elevar o tratamento da temática, fortalecendo a gestão das políticas públicas e fomento a interlocução institucional com a juventude, em 12 de agosto de 2020 criou-se a Subsecretaria da Juventude.

“Na SDR às ações passaram a ser regionalizadas e criamos mecanismos para implementar ações aos jovens. Temos como característica da Pasta a interlocução intersetorial com as demais Secretarias, facilitando as políticas públicas para os nossos jovens paulistas”, comentou o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

Por meio da Subsecretaria, o Estado ofertou aos jovens paulistas importantes cursos voltado à carreira profissional como o curso de autoconhecimento “LabJovem”, em parceria com o grupo Inspirando Jovens; o curso de empreendedorismo juvenil “Gerdau Transforma – Você Empreendedor”, em cooperação com a Agência Besouro e as capacitações de Educação Financeira para Mulheres e o Programa Juventude Empreendedora, em pactuação com o Conselho Nacional da Juventude (CONJUVE).

Para auxiliar as Prefeituras Municipais a criarem políticas públicas voltadas a juventude, a Subsecretaria em parceria com a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), ofereceu a capacitação “Políticas Públicas para a Juventude”. A formação foi destinada a gestores públicos municipais, conselheiros municipais e membros de organizações de fomento à faixa etária nos 645 municípios paulistas.

Para aproximar o Governo do Estado e a sociedade Civil, a SDR tomou providências e iniciou o processo de implementação do Conselho Estadual da Juventude. O órgão é composto por 24 membros, sendo 12 representantes da sociedade civil e 12 representantes de órgãos do Governo de São Paulo.

“Essa é a primeira vez que temos em São Paulo um Conselho Estadual da Juventude ativo, que debate junto ao Estado ações em prol dos jovens. Temos um trabalho diário com a criação de comissões para solução de problemas da mocidade paulista”, comentou o Subsecretário da Juventude, Luiz Oliveira.

Em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo, a Subsecretaria da Juventude também promoveu pesquisa on-line para conhecer o perfil e os anseios profissionais de jovens estudantes moradores de cidades das regiões do Pontal do Paranapanema e do Vale do Ribeira.

O objetivo do levantamento é conhecer o pensamento, os hábitos, os desejos e as necessidades de adolescentes matriculados nos três últimos anos da vida escolar, antes da universidade, e adultos com até 30 anos de idade. Os dados da enquete serão utilizados para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o ingresso dos jovens ao mercado de trabalho.

A Subsecretaria da Juventude ainda lançou em 2021 o Programa Casa da Juventude. “Na pandemia, vimos jovens perderem o emprego, enquanto outros abriram negócios próprios. A Casa da Juventude é um espaço multiuso de apoio ao público jovem no início da vida profissional. O ambiente terá ações de incentivo à qualificação, empreendedorismo, busca de oportunidades de emprego e renda, e área de trabalho colaborativo, estimulando a criação de novos projetos e negócios”, explicou o Secretário Vinholi.

Para receber uma unidade o município deve contar com um Conselho Municipal da Juventude e ter a população menor que 150 mil habitantes. As Prefeituras vão indicar terrenos e ficarão responsáveis pela aquisição de móveis e demais equipamentos. O Estado financiará prédios com área construída de 240m², em estrutura metálica e alvenaria.

A Secretária de Desenvolvimento Regional já iniciou o processo de assinatura de convênio com as 40 Prefeituras Municipais selecionadas para receber as unidades. O prazo médio para a entrega de cada unidade é de oito meses.

“Vamos continuar trabalhando dia a dia com as Prefeituras Municipais para auxiliar a juventude dos 645 municípios paulistas. Buscamos a elaboração de políticas públicas para o grupo e incentivar sua participação também na gestão municipal. O futuro de São Paulo está na juventude”, conclui o Subsecretário da Juventude, Luiz Oliveira.

Kethlyn Jesus