Secretário esteve nas três cidades e visitou obras de infraestrutura realizadas com recursos estaduais

Em continuidade à visitação de obras pelo interior do estado, a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) esteve, nesta segunda-feira (23/9), nas cidades de Getulina, Guaiçara e Cafelândia. Rubens Cury, secretário titular da pasta, participou da inauguração do novo Terminal Rodoviária Municipal de Getulina, cujo investimento de R$ 500 mil partiu da SDR.

“Ficamos felizes em viabilizar a construção da rodoviária e participar dessa inauguração. A população de Getulina é quem ganha, já que essa obra trará mais praticidade e conforto para os usuários”, comemorou Cury.

Nos últimos anos, Getulina foi contemplada com 12 convênios com a SDR, totalizando R$ 5,9 milhões em obras de infraestrutura como pavimentação, recapeamento e manutenção de guias e sarjetas das ruas Humberto Cândido Jequitibá, s/n°, Rua Anézio Francisco Magalhães, Rua Marco Salvajoli, Rua Roberto Sonehara, Rua Prefeito Benedito Osvaldo Malhow e Rua Alcides de Moraes, todas no Conjunto Habitacional Emilia Mamede Campos Marques. A construção da Unidade Básica de Saúde (UBS), localizada na Rua João Massud, n°3, na Vila São João também beneficiou os munícipes, além da construção da Casa da Juventude, localizada na Rua Afonso Pena, no Jardim Taminato, espaço para integração e lazer aos jovens da cidade.

Em seguida, Rubens Cury visitou a cidade de Guaiçara, onde a SDR, de 2019 a 2022 fez investimentos da ordem de mais de R$ 4 milhões em obras de infraestrutura como pavimentação, recapeamento e manutenção de guias e sarjetas das ruas Airton Alves dos Santos, José Francisco Moço, Ana Carlotta Arruda Paula e Luiz Esperança, localizadas no Residencial João Zamian. Em 2021, a SDR disponibilizou um montante de R$ 465 mil para aquisição de um caminhão compactador de lixo. A praça localizada à Rua Antonio Buzinaro, no Centro, também foi reformada com recursos advindos da SDR.

Durante a visita a Guaiçara, Rubens Cury vistoriou as obras de pavimentação asfáltica do programa “Nossa Rua”, nos bairros da Saúde e Dom Bosco. As vias beneficiadas com intervenções são: Rua Odete dos Santos Gonçalves, Rua João Leopoldo, Rua Florimpes Lombas Barros, Avenida Angelin Frizzi, Avenida Andre de Souza Lima, Rua Rubens Puorro, Rua Décio Moura Miranda, Rua Enedina G. dos Santos, Avenida José Souto Pereira, Rua Vicente Pereira Bento, Rua João A. Augustinho e Rua Leandro Longo B. Pereira.

Fechando mais um dia de vistorias de obras, Rubens Cury esteve na cidade de Cafelândia, distante 412 km da capital paulista. O Secretário de Desenvolvimento Regional visitou de perto as obras do Centro de Reabilitação Física, que conta com R$ 650 mil em recursos SDR e caminha para a fase final da reforma de uma edificação municipal para a criação deste serviço na cidade. O espaço fica sediado na Av. Coronel Amando Simões, s/nº.

De 2019 a 2022 foram firmados sete convênios do município de Cafelândia com a SDR, totalizando mais de R$ 2 milhões em obras de infraestrutura urbana como pavimentação, recapeamento e manutenção de guias e sarjetas, iluminação de LED nas vias, reforma da praça localizada na Rua Humberto Ventura, n°380 – Portal Fazendinha II, beneficiando também aos moradores do Portal Fazendinha I.

Ainda neste montante de investimentos, Cafelândia fez a aquisição de caminhão basculante, além de calçadas acessíveis no entorno de postos de saúde, locais de grande movimentação de pedestres, mães com carrinhos de bebê, cadeirantes e deficientes visuais. As unidades de saúde ficam nas avenidas Padre Sérgio Matarazzo, Jd Salathiel Soares da Silva, e Av. Dom Pedro II, n°1,158 – Centro, e na Rua Iracema Barbosa da Silva, na Vila Belém.

Giro SDR

Entre janeiro de 2019 e junho de 2022, a SDR formalizou cerca de 6200 convênios com os municípios paulistas. Os valores que estes contratos representam somam investimentos de R$ 4,2 bilhões em infraestrutura urbana. Em 2021, o número de convênios foi recorde; em 2022, novo recorde, com 2.500 convênios e mais de R$ 2,4 bilhões em novas obras. “O Estado de São Paulo é um verdadeiro canteiro de obras e pulsa desenvolvimento”, comemora o Secretário de Desenvolvimento Regional, Rubens Cury.

Nos próximos meses, o Secretário Executivo, Fred Guidoni, e os Subsecretários Jesse James Latance, de Convênios com Municípios; Silvia Meira, de Relacionamento com Municípios; Fernando Fernandes Filho, de Assuntos Metropolitanos; e Luiz Oliveira, da Juventude, farão um “giro” pelo estado em mais de 300 municípios, para acompanhar, entregar ou iniciar obras importantes.