Parceria do Governo de SP viabiliza instalação de 40 mil lâmpadas e moderniza iluminação no Vale do Ribeira

Secretaria de Desenvolvimento Regional

Medida abrange prédios públicos e residências. Especialistas apontam que economia pode chegar a 86%

Uma parceria do Governo do Estado com a distribuidora de energia Elektro está viabilizando uma forma mais sustentável de iluminação na região do Ribeira, interior paulista. Desde março de 2020 já foram implementadas 27.552 mil novas lâmpadas de LED em prédios públicos. A previsão é que mais 12,6 mil sejam substituídas até o final deste ano. A medida prevê uma economia superior a R$145 mil/ano e deve modernizar mais de 50 prédios públicos distribuídos nos 22 municípios do Vale do Ribeira. As comunidades mais vulneráveis também receberam, até o momento, cerca de 15 mil lâmpadas doadas pela empresa.

Viabilizada por meio de um protocolo de intenções com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), a ação integra o programa Vale do Futuro, coordenado pela Secretaria De Desenvolvimento Regional (SDR), que tem entre os objetivos alavancar a atividade econômica no Ribeira, eliminar gargalos sociais de curto prazo, fomentar projetos de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável, além de promover obras e projetos de melhoria da qualidade de vida para a população

Para o secretário Marco Vinholi, “a iniciativa impacta positivamente toda a região, uma vez que a conscientização sobre o uso da energia é fundamental para a qualidade de vida, sustentabilidade e preservação ambiental”.

A nova iluminação permite uma economia de energia de até 86% em relação às lâmpadas incandescentes e de até 40% em relação às fluorescentes. O consumo anual dos equipamentos substituídos era na ordem de 849 MWh/ano. Em um período de apenas sete meses, a economia já chegou a 223 MWh/ano.

“É dever do Estado fomentar a implementação de medidas sustentáveis. Temos trabalhado para viabilizar parcerias e estudos, de modo a fornecer à iniciativa privada elementos e ferramentas para adoção destas práticas, bem como racionalizar o uso de energia nos imóveis”, ressaltou o secretário Marcos Penido.

Até o momento 55 edifícios estaduais receberam a nova iluminação, incluindo escolas e delegacias. Dezesseis municípios do Vale são beneficiados: Barra do chapéu, Barra do Turvo, Eldorado, Ilha Comprida, Itaóca, Itariri, Juquiá, Miracatu, Registro, Ribeira, Sete Barras, Tapiraí, Iporanga e Itaoca.

“Nossas ações têm o objetivo de apoiar os órgãos públicos e a sociedade. Apesar da pandemia, conseguimos manter com segurança ações importantes, como a substituição de lâmpadas e equipamentos por modelos mais eficientes, que levam a uma economia significativa no consumo de energia”, afirma a gerente de Eficiência Energética da Elektro, Ana Christina Mascarenhas.

Além da reforma na iluminação dos edifícios públicos, também serão realizados estudos para a instalação de painéis solares fotovoltaicos. A parceria ainda prevê ações conjuntas para o atendimento à população de baixa renda com a doação de lâmpadas e conscientização sobre o uso eficiente e seguro da energia elétrica.

O VALE DO FUTURO

Os 22 municípios da região mais vulnerável do Estado vão se tornar um novo polo de desenvolvimento econômico e social. Um programa completo e de governança integrada: Estado, prefeituras e sociedade civil trabalhando juntos, com metas, monitoramento e avaliação de resultados.

Para transformar uma das regiões mais ricas em biodiversidade do Estado em modelo de desenvolvimento regional baseado na exploração sustentável da riqueza socioambiental da Mata Atlântica, o Governo de São Paulo propõe parcerias com prefeituras, comunidades quilombolas locais e organizações da sociedade civil, para implementar projetos de desenvolvimento sustentável, geração de renda, conservação e melhoria da qualidade de vida da população do Ribeira.

Acesse o site oficial do programa: https://www.valedofuturo.sp.gov.br/

Tags: , , , , , ,

PROGRAMAÇÃO – 1º SEMINÁRIO DE GESTÃO PÚBLICA

8h: Recepção – Credenciamento

9h: Abertura oficial – Vídeo ações do Governo de São
Paulo

9h10: BLOCO 1 – Desafios da Gestão Pública

• Marco Vinholi – Governo Municipalista;
• Henrique Meirelles – Economia e Finanças Públicas;

10h10: BLOCO 1 – Falas – Prefeitos e Parlamentares


10h40: BLOCO 2 – Soluções e inovações da
Gestão Pública

• Rodrigo Garcia – Diretrizes do Novo Governo;
• João Doria – Gestão Pública e Inovação Digital;

12h: BLOCO 2 – Anúncio – Liberação de recursos – Assinatura de
Autorizo Digital.

T