Parcerias Municipais abre inscrições para curso de enfrentamento a doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs)

Secretaria de Desenvolvimento Regional

A participação dos municípios será um dos critérios utilizados para premiação do Programa

O Programa Parcerias Municipais, da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), em parceria com a ACT Promoção da Saúde, abriu nesta segunda-feira (8) as inscrições para o curso de capacitação EAD de apoio público (“advocacy”) e política públicas para o enfrentamento das DCNTs (Doenças Crônicas não Transmissíveis). As inscrições para a primeira turma estão abertas em www.parceriasmunicipais.sp.gov.br/act até 26 de março. Ao todo, serão 4 turmas de 250 alunos. As aulas estarão disponíveis na plataforma EADE a partir de 7 de abril.

“Firmamos no ano passado essa importante parceria com a ACT Promoção da Saúde, foi a primeira com o terceiro setor no âmbito do Parcerias Municipais. Estamos agora oferecendo essa capacitação para que os municípios ampliem seus conhecimentos e desenvolvam mais políticas públicas para a prevenção das DNCTs”, afirma o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

Além de ampliar o conhecimento de seus servidores, profissionais das demais áreas e a sociedade civil, ao participar da capacitação o município aumenta suas chances de ser premiado no âmbito do Parcerias Municipais, dado que o curso se tornou um dos critérios para premiação do Programa.

O curso é destinado a gestores e representantes da sociedade civil, responsáveis pela implantação de políticas públicas em território municipal, e aos profissionais que buscam ampliar seus conhecimentos na aplicação de estratégias de apoio público (“advocacy”) para o desenvolvimento de planos de ação focados em resultados. As prefeituras municipais serão responsáveis por indicar seus representantes.

“A participação de todos os municípios paulistas neste curso é prioritária. A capacitação não é apenas para profissionais da saúde, mas também de outras áreas, como as Secretarias de Educação, que podem investir em políticas públicas para a prevenção das DCNTs desde a pré-escola”, explica o Coordenador do Programa Parcerias Municipais, Renan Bastianon.

A capacitação tem uma metodologia atual e dinâmica, com abordagem de aspectos teóricos, além de exemplos práticos, exercícios e discussão em fóruns. Ao final, para conclusão e recebimento do diploma o grupo indicado pelo município elaborará um plano de ação de intervenção, com auxílio das ferramentas da plataforma do curso.

Para consultar a grade curricular, mais informações sobre o curso e realizar a inscrição, acesse: www.parceriasmunicipais.sp.gov.br/act

Para dúvidas sobre a capacitação: parceriasmunicipais@sdr.sp.gov.br

Kethlyn Jesus

Tags: , ,

PROGRAMAÇÃO – 1º SEMINÁRIO DE GESTÃO PÚBLICA

8h: Recepção – Credenciamento

9h: Abertura oficial – Vídeo ações do Governo de São
Paulo

9h10: BLOCO 1 – Desafios da Gestão Pública

• Marco Vinholi – Governo Municipalista;
• Henrique Meirelles – Economia e Finanças Públicas;

10h10: BLOCO 1 – Falas – Prefeitos e Parlamentares


10h40: BLOCO 2 – Soluções e inovações da
Gestão Pública

• Rodrigo Garcia – Diretrizes do Novo Governo;
• João Doria – Gestão Pública e Inovação Digital;

12h: BLOCO 2 – Anúncio – Liberação de recursos – Assinatura de
Autorizo Digital.

T