A expectativa é que a segunda edição da premiação seja realizada no primeiro trimestre de 2022
O Programa Parcerias Municipais, da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), segue trabalhando intensamente. Na tarde desta sexta-feira (4), em transmissão ao vivo, o Coordenador do Programa, Renan Bastianon, e a Gerente de Projetos da FIPE, Rosane Ribeiro, apresentaram o cronograma e as novas regras do prêmio “Cases Inovadores” de 2022.
“Esta premiação é o reconhecimento que o Governo do Estado oferece aos municípios que se esforçaram em desenvolver soluções criativas e eficientes para o enfrentamento dos desafios do Programa Parcerias Municipais”, comentou o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.
O Prêmio Cases Inovadores foi criado em 2021 para incentivar os municípios no acesso a práticas inovadoras, para que as prefeituras possam implementar ações, trazer bons resultados e ter referências de políticas públicas efetivas.
Em 2022, nove municípios serão premiados, um para cada um dos oito desafios do Programa e um em multi-desafios, ou seja, aquela iniciativa que atenda mais de um desafio. O prêmio será de R$ 500 mil para cada município, em convênios a serem assinados com a SDR.
“Em 2021 não tínhamos uma categoria para que as Prefeituras pudessem cadastrar iniciativas que contemplassem mais de um desafio do Programa. Durante análise da nossa equipe identificamos essas ações tão importantes e, para este ano, criamos um campo exclusivo para que as Prefeituras possam cadastrar”, explicou o Coordenador Renan Bastianon.
Além da inclusão da categoria “multi-desafios”, agora as Prefeituras poderão cadastrar apenas uma prática por desafio e uma para a nova categoria. Outra novidade é que agora o representante municipal deve enviar um vídeo de até 2 minutos respondendo à pergunta: Por que minha prática deve ser a premiada?
Os oito desafios propostos aos municípios pelo Programa Parcerias Municipais são: (1) ampliar o acesso à creche; (2) universalizar o acesso à pré-escola; (3) alavancar a qualidade do Ensino Fundamental I; (4) reduzir as taxas de Mortalidade Infantil e Materna; (5) reduzir os óbitos prematuros por Doenças Crônicas Não Transmissíveis; (6) Promover ambientes menos suscetíveis a roubos; (7) Fortalecer as redes de combate à violência sexual; e (8) Mitigar os impactos da pandemia na pobreza e na geração de emprego e renda.
As Prefeituras terão de 7 a 18 de fevereiro para inscreverem suas iniciativas no concurso. A seleção das práticas para premiação seguirá três critérios: resultados, replicabilidade e caráter inovador. A plataforma do Programa ficará aberta neste mesmo período para revisão e edição dos planos de ação cadastrados para 2022.
Plantão de dúvidas
A equipe do Parcerias Municipais realizará nos dias 10, 11, 17 e 18 de fevereiro, plantões de dúvidas para auxiliar as Prefeituras a cadastrarem suas iniciativas. O link e os horários serão devidamente divulgados no portal do Programa.
“Recebemos diversos pedidos dos representantes municipais para abrirmos a plataforma para que pudessem editar informações de seus planos de ação. Os planos de ação foram preenchidos no início de 2021, algumas coisas mudaram ao longo do último ano e agora terão a oportunidade de realizarem seus ajustes”, explicou a Gerente de Projetos da FIPE, Rosane Ribeiro.
Kethlyn Jesus