Parcerias Municipais encerra nesta sexta-feira (30) o prazo para elaboração dos planos de ação

Secretaria de Desenvolvimento Regional

349 municípios já iniciaram o cadastramento dos planos

O Coordenador do Programa Parcerias Municipais, Renan Bastianon, e a Gerente de Projetos da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), Rosane Ribeiro, realizaram na manhã desta quinta-feira (29) transmissão ao vivo para explicação da montagem dos planos de ação para o segundo ciclo da iniciativa. Os municípios têm até esta sexta-feira (30) para inserir seus planos na plataforma.

“A Secretaria de Desenvolvimento Regional conta com os municípios paulistas para o desenvolvimento do Parcerias Municipais. Para auxiliá-los em cada etapa, disponibilizamos apoio técnico por meio de capacitações e plantões de dúvidas. Somos um governo que está sempre em contato com os municípios”, afirma o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

Para ajudar os municípios nessa etapa, o Programa realizou seis transmissões ao vivo com tutoriais de como acessar a plataforma, cadastrar os planos de ação e boas práticas, e inserir as entregas. Também foram realizados seis plantões de dúvida online pela plataforma Teams. 

“Até hoje temos 390 municípios que já iniciaram o cadastro dos planos de ação na plataforma. Contamos com os representantes municipais para o registro no prazo estabelecido. Após esse período, os municípios terão até 7 de maio para revisão e ajustes dos planos”, explica Renan Bastianon.

Dentre as novidades para este ano, a plataforma disponibiliza um novo campo para o município indicar se tem recursos para executar as ações e qual a fonte desses recursos. Além de um campo para indicar a necessidade de a cidade ter apoio do Estado para execução das ações. Os municípios terão até 31 de maio para a finalização dessas informações financeiras.

“O Programa oferece aos municípios tanto apoio técnico quanto financeiro. A inclusão dessa informação não garantirá o apoio financeiro, sendo necessária uma análise da equipe técnica do Parcerias”, explicou Rosane Ribeiro.

Boas práticas

No âmbito do Programa, os municípios que tiveram boas práticas, ou seja, as iniciativas que apresentaram resultados significativos na superação dos desafios podem cadastrá-las e participar do concurso de boas práticas. Serão avaliados os resultados, a replicabilidade e o caráter inovador. 119 municípios já cadastraram suas práticas.

“O Parcerias Municipais criou esse concurso com o objetivo de fomentar nos municípios o acesso a práticas inovadoras, para que possam implementá-las e trazer bons resultados”, conclui Bastianon.

Ainda durante a transmissão, os representantes das Prefeituras tiveram suas dúvidas esclarecidas; para aqueles que não conseguiram participar, a transmissão pode ser acessada no YouTube da SDR.

Caso a dúvida persista, é só entrar em contato com a equipe do Parcerias pelo e-mail parceriasmunicipais@sdr.sp.gov.br ou telefone (11) 2193-8059 (também WhatsApp).

Todas as informações do Programa Parcerias Municipais, como práticas inspiradoras, metas, desafios e dados podem ser obtidos em https://www.parceriasmunicipais.sp.gov.br/.

Kethlyn Jesus

Tags: , , , , ,

PROGRAMAÇÃO – 1º SEMINÁRIO DE GESTÃO PÚBLICA

8h: Recepção – Credenciamento

9h: Abertura oficial – Vídeo ações do Governo de São
Paulo

9h10: BLOCO 1 – Desafios da Gestão Pública

• Marco Vinholi – Governo Municipalista;
• Henrique Meirelles – Economia e Finanças Públicas;

10h10: BLOCO 1 – Falas – Prefeitos e Parlamentares


10h40: BLOCO 2 – Soluções e inovações da
Gestão Pública

• Rodrigo Garcia – Diretrizes do Novo Governo;
• João Doria – Gestão Pública e Inovação Digital;

12h: BLOCO 2 – Anúncio – Liberação de recursos – Assinatura de
Autorizo Digital.

T