As aulas serão no formato EAD e estarão disponíveis na plataforma do curso a partir desta quarta-feira (7)
O Programa Parcerias Municipais, da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), em parceria com a ACT Promoção da Saúde, realizou nesta quarta-feira (7) transmissão ao vivo para informar o início do curso de capacitação EAD de apoio público (“advocacy”) e política públicas para o enfrentamento das DCNT’s (Doenças Crônicas não Transmissíveis).
O objetivo é capacitar gestores municipais de áreas estratégicas das prefeituras municipais, além de representantes da sociedade civil, compartilhando as melhores ferramentas e práticas de “advocacy” para construção de ações estratégicas, de alto impacto, para o enfrentamento e prevenção das DCNTs.
A capacitação tem uma metodologia atual e dinâmica, com abordagem de aspectos teóricos, além de exemplos práticos, exercícios e discussão em fóruns. Ao final, para conclusão e recebimento do diploma, o grupo indicado pelo município elaborará um plano de ação de intervenção, com auxílio das ferramentas da plataforma do curso.
Participaram do evento o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi; o Secretário Executivo da Pasta, Rubens Cury; o Coordenador do Programa Parcerias Municipais, Renan Bastianon; e a Diretora Executiva da ACT Promoção da Saúde, Monica Andreis, juntamente com sua equipe técnica.
“Hoje é mais um passo importante em prol da vida e da saúde. Essas iniciativas serão de extrema importância em um pós-pandemia que iremos enfrentar mais à frente”, explica o Secretário Vinholi.
A equipe técnica da ACT Promoção da Saúde apresentou durante a reunião o tutorial de ambientação da plataforma, explicando suas funções e cada ferramenta disponibilizada pelo curso.
“O curso no formato EAD é totalmente adequado ao momento em que vivemos. Ele foi construído com muito carinho e temos o objetivo de auxiliar na construção de políticas públicas efetivas de prevenção à saúde”, informou a diretora da ACT, Monica Andreis.
O tutorial também conta com uma opção de suporte técnico para dúvidas sobre a capacitação.
“Além das vídeo aulas, é importante que os gestores municipais participem dos debates nos fóruns de discussão. Só assim teremos um amplo aproveitamento do conteúdo”, conclui o coordenador do programa, Renan Bastianon.
Para consultar a grade curricular e mais informações sobre o curso, acesse: www.parceriasmunicipais.sp.gov.br/act.
Para dúvidas sobre a capacitação: parceriasmunicipais@sdr.sp.gov.br
Pedro Henrique Rosa