São Paulo ocupa a primeira posição no Ranking de Competitividade dos Estados
O Programa Parcerias Municipais, da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, foi um dos vencedores do Prêmio Excelência em Competitividade, de 2021, do Centro de Liderança Pública (CLP). O CLP é uma organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas do País. O Parcerias Municipais tem o propósito de aumentar a qualidade de vida e reduzir as desigualdades regionais por meio de políticas públicas.
O prêmio foi entregue ao Vice-Governador e Secretário de Governo, Rodrigo Garcia, em cerimônia do Centro de Liderança Pública (CLP), realizada nesta quinta-feira (30), na B3 – Brasil Bolsa Balcão.
“Desde o início do Governo, quando estabelecemos a Secretaria de Desenvolvimento Regional, tínhamos a ideia de criar indicadores que pudessem proporcionar políticas públicas inovadoras e uma saudável competição, e foi isso que o Programa Parcerias Municipais proporcionou. Ele foi fundamental para o avanço da política pública em cada município e nas diferentes regiões do estado”, disse o Vice-Governador e Secretário de Governo, Rodrigo Garcia.
A premiação do CLP é concedida a estados que desenvolvem políticas públicas de impacto em competitividade. Em sua 7ª edição, o Estado de São Paulo foi um dos três vencedores, ao lado de Maranhão e Paraíba, na categoria “Boas Práticas”, que teve 280 iniciativas inscritas.
“Criamos o Parcerias Municipais com o objetivo de reduzir as desigualdades regionais no estado. Trata-se de um trabalho duro e diário com os municípios paulistas. Estou feliz de ver esse esforço sendo reconhecido e orgulhoso do trabalho que tem sido desenvolvido pela equipe do Programa e das Prefeituras Municipais”, afirmou o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.
O Parcerias Municipais tem como propósito investir no desenvolvimento regional para aumentar a competitividade dos municípios paulistas, para a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes e a redução de desigualdades regionais.
Para isto, a iniciativa definiu Saúde, Educação, Segurança Pública, Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Econômico como áreas prioritárias e estabeleceu oito desafios a serem superados pelos municípios paulistas, sendo eles: Redução da mortalidade Infantil e Materna; Redução da mortalidade prematura por DCNT; Ampliação de acesso à creche; Universalizar o acesso à pré-escola; Alavancar a qualidade do Ensino Fundamental I; Redução dos roubos; Redução da violência sexual e Mitigar os impactos da pandemia: na pobreza e na geração de emprego e renda.
“Ficamos muito felizes com o resultado da premiação. Esse prêmio é um importante reconhecimento do trabalho e demonstra que estamos no caminho certo para construirmos políticas públicas que farão a diferença na vida das pessoas que moram em nosso estado”, comentou o Coordenador do Programa Parcerias Municipais, Renan Bastianon.
Confira abaixo vídeo do Programa Parcerias Municipais produzido pela CLP
Ranking de competitividade
O Estado de São Paulo ocupou a primeira posição do Ranking de Competitividade dos Estados. O Ranking possibilita identificar, quais são os pontos fortes e fracos que influenciaram a classificação final do Estado em cada um dos indicadores contemplados.
O ranking foi formado com base na seleção de indicadores considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos Estados brasileiros, distribuídos em 10 pilares temáticos: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação.
Dentre os indicadores que levaram São Paulo a primeira posição, vale destacar o de sustentabilidade ambiental. A pauta tem sido prioridade dentro do Governo Paulista. Na última sexta-feira foi realizado o encontro São Paulo Ambiental, que reuniu Prefeitos e Secretários Municipais do Meio Ambiente para assumirem protagonismo nas questões ambientais e debateu ações ecológicas prioritárias. Também foram anunciadas linhas de crédito, além de iniciativas eficientes de gestão ambiental a serem implantadas nos municípios paulistas.
Saiba mais sobre o Encontro São Paulo Ambiental: https://tinyurl.com/83r3u6sc
Kethlyn Jesus