Secretaria de Desenvolvimento Regional oferecerá ‘’padrão Poupatempo’’ para serviços públicos de nove secretarias e quatorze órgãos estaduais, que serão utilizados por autoridades municipais, empreendedores e população em geral

Iniciativa que integra o programa Cidades Inteligentes do Governo do Estado, a sede do SP + Perto de Bauru, na região central do estado, está saindo do papel e sendo preparada nas instalações do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) local, situada na Avenida Cruzeiro do Sul, 13-15. São 19 mil metros quadrados de área que reunirão no mesmo local as unidades regionais de nove secretarias e quatorze diferentes órgãos da administração estadual.

O objetivo central do ‘’SP + Perto’’ é propiciar maior rapidez e eficiência para as Prefeituras das 39 cidades da região administrativa de Bauru em seus trâmites e tratativas com a gestão estadual.

A iniciativa visa igualmente oferecer ‘’padrão Poupatempo’’ de qualidade e rapidez para os serviços públicos disponíveis, maior visibilidade da presença do Estado na região, e otimização dos serviços oferecidos às autoridades municipais, ao empreendedor, ao produtor e à população em geral.

Redução de gastos com locação de imóveis é outra vantagem da iniciativa, que oferecerá igualmente uma gestão pública eficiente e comprometida com resultados e acompanhamento de resultados, controle dos serviços, maior agilidade e redução da burocracia com simplificação dos processos.

O SP + Perto contemplará ainda um atendimento mais humanizado, eficiente e de qualidade, e a adoção de modernas tecnologias e trabalho integrado entre diferentes órgãos da administração estadual.

A unidade de Bauru constituirá a primeira de uma série de iniciativas similares espalhadas por todo o território paulista, cada uma localizada em uma das 15 Regiões Administrativas do estado. Depois de Bauru, virão os escritórios de São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Presidente Prudente.

Segundo o secretário Marco Vinholi, da pasta de Desenvolvimento Regional, serão investidos mais de R$ 9 milhões nas reformas para adequação e informatização do edifício. A estimativa é que o novo centro inicie seu funcionamento no primeiro semestre de 2020. O processo de cessão do equipamento do DER para a Secretaria de Desenvolvimento Regional já está em andamento, para em seguida ser publicado o edital de licitação.

Vinholi prevê uma economia de cerca de R$ 90 milhões ao ano para os cofres públicos com a iniciativa. “Vale notar”, conclui o secretário Vinholi, “que o prédio do DER de Bauru que será adaptado para o SP + Perto não apenas passará por uma reforma arquitetônica, pois nós traremos o mesmo modelo de resolutividade presente no Poupatempo, o que contempla uma completa informatização da unidade”.