
Vacina contra o coronavĂrus estĂĄ em fase final de estudos clĂnicos no Instituto Butantan
O Governador JoĂŁo Doria e seus secretĂĄrios apresentaram em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (19), na sede do Governo Paulista, em SĂŁo Paulo, as informaçÔes mais recentes sobre o enfrentamento da pandemia de COVID-19. Destaque para a chegada a SĂŁo Paulo do primeiro lote da Coronavac, a vacina contra o coronavĂrus que estĂĄ em fase final de estudos clĂnicos no Instituto Butantan, em parceria com a farmacĂȘutica chinesa Sinovac.
O primeiro lote composto por 120 mil doses da vacina chegou nesta quinta-feira (19) no Aeroporto Internacional de Guarulhos. O carregamento com cerca de 120 mil doses saiu da China e pousou em Cumbica na manhĂŁ de hoje. O Governador Doria foi ao aeroporto na companhia de Jean Gorinchteyn, SecretĂĄrio de SaĂșde, e Dimas Covas, Diretor do Instituto Butantan, para âreceber a carga que ajudarĂĄ a salvar a vida de milhares de brasileiros.â
A vacina, contudo, somente poderĂĄ ser utilizada apĂłs aprovação pela Anvisa (AgĂȘncia Nacional de VigilĂąncia SanitĂĄria). Estas 120 mil unidades integram a primeira remessa de 6 milhĂ”es de doses, que o governo paulista comprou do laboratĂłrio chinĂȘs e que tĂȘm previsĂŁo de chegada a SP atĂ© o fim do ano. Ao todo, serĂŁo 46 milhĂ”es de doses, sendo 6 milhĂ”es jĂĄ prontas para aplicação e 40 milhĂ”es em forma de matĂ©ria prima para formulação e envase em fĂĄbrica do Instituto Butantan.
As demais remessas devem chegar no decorrer das prĂłximas semanas. JĂĄ a disponibilização para a população ocorrerĂĄ somente apĂłs a comprovação da eficĂĄcia, que deverĂĄ acontecer apĂłs a conclusĂŁo da terceira fase dos estudos clĂnicos e posterior aprovação da Anvisa.
Nesta que constitui a 47ÂȘ semana epidemiolĂłgica do Plano SP, que garantiu assistĂȘncia Ă saĂșde ao longo da pandemia, nenhum paciente em SP deixou de ser atendido de forma qualificada. âMas o momento Ă© de cautela, em face do aumento do nĂșmero de casos e internaçÔesâ, afirmou o secretĂĄrio Gorinchteyn. Por conta disso, nĂŁo foi feita a reclassificação do Plano SP na Ășltima segunda-feira, dia 16, sendo postergada para 30 de novembro.
âHoje, SP tem 43% de ocupação de leitos de UTI no estadoâ, disse o secretĂĄrio Marco Vinholi. âA população precisa seguir firme, colaborando e reforçando as medidas de precaução.â
Participaram da entrevista coletiva os secretĂĄrios de SaĂșde, Jean Gorinchteyn, Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, Desenvolvimento EconĂŽmico, PatrĂcia Ellen, Educação, Rossieli Soares. TambĂ©m presentes os titulares do Centro de ContingĂȘncia do coronavĂrus, JosĂ© Osmar Medina e JoĂŁo Gabbardo, e o Diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas.