Primeiras doses da Coronavac chegam a SP

Vacina contra o coronavĂ­rus estĂĄ em fase final de estudos clĂ­nicos no Instituto Butantan

O Governador JoĂŁo Doria e seus secretĂĄrios apresentaram em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (19), na sede do Governo Paulista, em SĂŁo Paulo, as informaçÔes mais recentes sobre o enfrentamento da pandemia de COVID-19. Destaque para a chegada a SĂŁo Paulo do primeiro lote da Coronavac, a vacina contra o coronavĂ­rus que estĂĄ em fase final de estudos clĂ­nicos no Instituto Butantan, em parceria com a farmacĂȘutica chinesa Sinovac.

O primeiro lote composto por 120 mil doses da vacina chegou nesta quinta-feira (19) no Aeroporto Internacional de Guarulhos. O carregamento com cerca de 120 mil doses saiu da China e pousou em Cumbica na manhĂŁ de hoje. O Governador Doria foi ao aeroporto na companhia de Jean Gorinchteyn, SecretĂĄrio de SaĂșde, e Dimas Covas, Diretor do Instituto Butantan, para “receber a carga que ajudarĂĄ a salvar a vida de milhares de brasileiros.”

A vacina, contudo, somente poderĂĄ ser utilizada apĂłs aprovação pela Anvisa (AgĂȘncia Nacional de VigilĂąncia SanitĂĄria). Estas 120 mil unidades integram a primeira remessa de 6 milhĂ”es de doses, que o governo paulista comprou do laboratĂłrio chinĂȘs e que tĂȘm previsĂŁo de chegada a SP atĂ© o fim do ano. Ao todo, serĂŁo 46 milhĂ”es de doses, sendo 6 milhĂ”es jĂĄ prontas para aplicação e 40 milhĂ”es em forma de matĂ©ria prima para formulação e envase em fĂĄbrica do Instituto Butantan.

As demais remessas devem chegar no decorrer das próximas semanas. Jå a disponibilização para a população ocorrerå somente após a comprovação da eficåcia, que deverå acontecer após a conclusão da terceira fase dos estudos clínicos e posterior aprovação da Anvisa.

Nesta que constitui a 47ÂȘ semana epidemiolĂłgica do Plano SP, que garantiu assistĂȘncia Ă  saĂșde ao longo da pandemia, nenhum paciente em SP deixou de ser atendido de forma qualificada. “Mas o momento Ă© de cautela, em face do aumento do nĂșmero de casos e internaçÔes”, afirmou o secretĂĄrio Gorinchteyn. Por conta disso, nĂŁo foi feita a reclassificação do Plano SP na Ășltima segunda-feira, dia 16, sendo postergada para 30 de novembro.

“Hoje, SP tem 43% de ocupação de leitos de UTI no estado”, disse o secretário Marco Vinholi. “A população precisa seguir firme, colaborando e reforçando as medidas de precaução.”

Participaram da entrevista coletiva os secretĂĄrios de SaĂșde, Jean Gorinchteyn, Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, Desenvolvimento EconĂŽmico, PatrĂ­cia Ellen, Educação, Rossieli Soares. TambĂ©m presentes os titulares do Centro de ContingĂȘncia do coronavĂ­rus, JosĂ© Osmar Medina e JoĂŁo Gabbardo, e o Diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas.

Tags: , , ,

PROGRAMAÇÃO – 1Âș SEMINÁRIO DE GESTÃO PÚBLICA