Programa Parcerias Municipais promove oficinas de revisão de iniciativas locais

Secretaria de Desenvolvimento Regional

Encontros virtuais visam debater propostas nas áreas de Saúde, Educação, Segurança Pública e Economia

A Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) deu início nesta semana às oficinas de revisão dos portfólios de iniciativas da segunda fase do Programa Parcerias Municipais. Os encontros têm como objetivo discutir as propostas de ajustes das ações sugeridas aos municípios nos sete desafios do Programa. Vale ressaltar que a aposta para o ano de 2021 foca na mitigação dos impactos da pandemia do novo coronavírus, na pobreza e na geração de emprego e renda.

Devido à pandemia, as oficinas estão acontecendo em formato virtual, com a presença de representes das Pastas de Desenvolvimento Regional, Segurança Pública, Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social e da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), além de especialistas convidados para cada área.

As primeiras oficinais virtuais foram realizadas nesta segunda-feira (8) e quarta-feira (10), com a revisão das iniciativas dos desafios na área de Segurança. São eles: Promoção de ambientes menos suscetíveis a roubos e Fortalecimento das redes de combate à violência sexual.

Os encontros foram conduzidos pelo Coordenador do Programa, Renan Bastianon, e pela Gerente de Projetos da FIPE, Rosane Ribeiro. A oficina contou com a participação dos assessores da SDR Fernando Montoro e Waldir Catanzaro e da equipe técnica da FIPE, Karla Regnier, Isabela Nogueira, Marcelo Trevenzolli e Thiago Gallian, além do representante da Secretaria de Segurança Pública e Capitão da Polícia Militar, Diógenes Bandoli, e da antropóloga e pesquisadora da área de segurança pública, Beatriz Graeff. 

Próximas oficinas

Nesta quinta-feira (11), serão realizadas as oficinas de Saúde, com revisão das iniciativas dos desafios de Redução da Mortalidade Infantil e Materna, e Redução de óbitos prematuros por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT).

Na próxima quinta-feira (18) e sexta-feira (19), serão realizadas as oficinas de Educação, com os desafios de Ampliar o acesso à creche, Universalizar o acesso à pré-escola e Alavancar a qualidade do Ensino Fundamental I.

Na terça-feira seguinte (23), será realizada a oficina de combate à pobreza, com a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Na quarta-feira (24), as oficinas do Programa Parcerias Municipais se encerram com o tópico Combate à pobreza, com a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Após consolidadas, as iniciativas serão apresentadas aos municípios para elaboração dos planos de ação da segunda fase do Programa.

Kethlyn Jesus

PROGRAMAÇÃO – 1º SEMINÁRIO DE GESTÃO PÚBLICA

8h: Recepção – Credenciamento

9h: Abertura oficial – Vídeo ações do Governo de São
Paulo

9h10: BLOCO 1 – Desafios da Gestão Pública

• Marco Vinholi – Governo Municipalista;
• Henrique Meirelles – Economia e Finanças Públicas;

10h10: BLOCO 1 – Falas – Prefeitos e Parlamentares


10h40: BLOCO 2 – Soluções e inovações da
Gestão Pública

• Rodrigo Garcia – Diretrizes do Novo Governo;
• João Doria – Gestão Pública e Inovação Digital;

12h: BLOCO 2 – Anúncio – Liberação de recursos – Assinatura de
Autorizo Digital.

T