Insumos e isolamento social foram temas da videoconferência

A Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) representou o Governo do Estado em videoconferência com os municípios da Região Administrativa de Sorocaba na manhã desta quinta-feira (07). Durante o encontro, o Secretário da pasta, Marco Vinholi, sanou dúvidas das autoridades municipais e reforçou a importância das medidas de isolamento adotadas pelo Governo Estadual no combate a pandemia de COVID-19.

Segundo monitoramento eletrônico, a média do índice de isolamento social dos últimos 15 dias caiu de 55% para 50% na região de Sorocaba em relação aos 15 dias anteriores (31/03 a 14/04 em comparação com 15/04 a 30/04). Na mesma quinzena em que houve a queda do monitoramento, o número de casos cresceu 270% (de 109 para 403).

Além dos prefeitos, a reunião contou com a presença da Dra. Kelly Cristina, do Departamento Regional de Saúde de Sorocaba.

A aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), respiradores e novos leitos de UTI foram as dificuldades mais apresentadas por prefeitos ao longo da reunião virtual. A região pactuou com o Governo do Estado 20 novos leitos de UTI, chegando ao total de 40, que poderão ser absorvidos pela região.

De acordo com o Secretário Marco Vinholi, novos respiradores adquiridos pelo Governo do Estado chegarão em breve. “Não é segredo para ninguém que a demanda está muito impactante no Estado de São Paulo. Estamos na expectativa de chegarem cerca de 3 mil novos respiradores. Estamos em alerta para que nenhuma região fique sem os equipamentos necessários”.

A questão da flexibilização em municípios próximos a Região Administrativa de Sorocaba também preocupa algumas autoridades municipais, tendo em vista que isso pode alavancar no aumento de casos na região.

Vale lembrar que o Plano São Paulo, apresentado pelo Governador João Doria nos últimos dias, prevê a flexibilização gradual e heterogênea da quarentena no Estado, de forma setorizada e faseada, com possibilidade de reabertura de comércios e serviços não essenciais a partir de 11 de maio. Antes disso, é importante que os municípios sigam rigorosamente o decreto estadual e quarentena até o dia 10.

“Não existe estratégia isolada nesse momento. O que cada uma das cidades faz, reflete diretamente nas outras. É fundamental que se mantenha a unidade nas ações para que não tenhamos impactos negativos no combate à pandemia de coronavírus”, destacou o secretário Marco Vinholi.

Alguns prefeitos também relataram as experiências de sucesso realizadas em seus municípios.